segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Futebol crescente

Já há muito que não víamos o Belenenses tão bem posicionado nos escalões da formação, nomeadamente nos juniores, pois seguem em primeiro no respectivo grupo, à frente dos nossos rivais Benfica e Sporting! Resultado de algum trabalho que não começou ontem e que pelos vistos dá frutos!
.
Frutos que nem sempre temos sabido (ou podido) rentabilizar, seja na equipa principal (com as honrosas excepções de Rolando e Ruben Amorim), seja no mercado através de um justo preço pelas transferências.
As causas serão várias mas andam todas ligadas à desorientação estratégica que por sua vez terá origem na permanente instabilidade interna. Que se reflecte na fragilidade das Direcções, incapazes de unir e mobilizar o Clube em torno de um projecto ganhador.
Ao contrário, pode dizer-se que caímos naquela situação perigosa onde meia dúzia de iluminados se acham portadores da ‘alma belenense’, sem perceberem que com as suas atitudes acabam por afastar tudo e todos.
.
E depois temos 66 pessoas na Assembleia Geral!
E pior do que isso – que se acham com legitimidade para mudarem os Estatutos (e os destinos) do Clube de Futebol “Os Belenenses”!
Está na lei… e depois vem a velha justificação – ‘se não querem assim, levantem-se do sofá e apareçam’!
O que até pode ser verdade mas não acrescenta nada à felicidade (nem à saúde) do Belenenses. Por isso talvez seja de reflectir um pouco não nos Estatutos mas na escassez de associados e nas verdadeiras razões de tamanho desinteresse.

E volto ao futebol de formação que apesar do bom desempenho, parece que luta com falta de campos para jogar e treinar! Falta de condições que já atinge a equipa principal, obrigada a trabalhar longe do Restelo!
Se por um lado, a descentralização pode levar as camisolas azuis até à periferia da cidade, onde vivem os sócios, seria lógico que isso acontecesse em resultado de uma política e não em caso de força maior!
E vem a pergunta recorrente: chegámos a esta situação porquê?!

Saudações azuis.

Sem comentários: