domingo, novembro 07, 2021

Progressos apesar da derrota

 

A primeira parte em Portimão mostrou claramente que a equipa é melhor que os jogadores. E é assim que deve ser. Depois, se houver engenho e arte, os jogadores podem progredir e tornarem-se melhores do que são. É isso que acontece com os grandes treinadores. É isso que espero do Filipe Cândido.


Por isso considero que a equipa não merecia estar a perder ao intervalo. Porém, se não afinarmos a pontaria e se alguns jogadores com poder de fogo, não recuperarem rápidamente a forma, fico preocupado. Estou a pensar em Afonso Sousa que está claramente pouco confiante, tem que se deixar de toques para trás e tendo um bom remate tem que disparar à baliza. E marcar golos. E não pode reincidir naquelas tentativas de desarme a pés juntos que dão imediatamente cartão amarelo. Haja alguém que o avise.


No entanto, volto a insistir que a primeira parte merece nota positiva pois não é fácil reduzir o Portimonense (no seu terreno) à condição de equipa dominada! E que não teve para além do golo (num bom contra ataque) mais nenhuma oportunidade clara para marcar. E quanto ao golo é preciso acrescentar que a presença de Nakagima em campo marca sempre diferença.


O segundo tempo já não foi assim em especial depois das substituições que fomos fazendo. O contrário do que aconteceu com o Portimonense que com as substituições foi melhorando. Isto diz alguma coisa sobre a diferença qualitativa entre os plantéis e se calhar convinha que Rui Pedro Soares corrigisse este facto em Janeiro.


E termino com uma nota negativa sobre a arbitragem, embora tenha boa impressão deste árbitro. Precipitou-se na amostragem de cartões amarelos e depois ao refrear-se ficou por mostrar um cartão vermelho directo a um jogador do Portimonense. Quanto ao VAR não tenho dúvidas que anularia o segundo golo se o guarda redes que o sofreu tivesse um emblema 'grande' na camisola.


Saudações azuis


Nota:

Tive oportunidade de ver hoje a vitória dos nossos Sub 23 sobre o Sporting (3-0)! É sempre bom ganhar ao Sporting. A equipa do Belenenses apareceu com outros argumentos e dominou o jogo durante largos períodos pelo que a vitória é inteiramente justa. Boas prestações dos dois centrais e dos medios Tomás Castro e Trova Boni. Na frente Edgar Pacheco e Agrelos também se destacaram.

Sem comentários: