domingo, novembro 28, 2021

A página negra...

 

O futebol português tem sido falado lá fora não apenas pelas suas perfomances desportivas mas também e sobretudo pelas suspeitas de corrupção que o envolve. Não vamos tratar disso agora mas o que aconteceu ontem no Jamor numa partida entre o Belenenses e o Benfica não pode ficar impune. Com efeito começar um jogo entre duas equipas em que uma alinha com onze jogadores (o Benfica) e a outra (o Belenenses) alinha com nove é uma nódoa que vai perseguir para sempre o futebol em Portugal. Exista ou não algum regulamento que sustente tal aberração e atentado á verdade desportiva.


É claro que entretanto e passada a vergonha todos se apressaram a sacudir a água do capote e afinal ninguém teve culpa pelo sucedido.


A DGS irá dizer que fez o seu trabalho, que isolou ou pôs de quarentena quem tinha que pôr e que não tem poderes para interferir nas regras da competição desportiva.


A Liga, já fez saber 'oficiosamente' que não recebeu nenhum pedido 'formal' para adiar o jogo. Não esclareceu contudo se o pedido deveria ser em papel selado ou em papel comum. E ficámos na dúvida se tinha conhecimento que havia uma pandemia no mundo inteiro.


A Federação, mais manhosa, manteve-se caladinha até que, já depois do escândalo e sem pedido formal, decidiu adiar o jogo marcado para hoje entre o Belenenses e o Marítimo na categoria de sub 23! Invocando a saúde pública!


O jornal 'A Bola', que no fundo representa a comunicação social que temos, resolveu fazer uma sondagem de opinião para ver quem teve a culpa! Não é preciso ser bruxo para adivinhar o resultado da sondagem, o Benfica não teve culpa nenhuma!


No entanto existe uma regra de ouro na investigação criminal que é averiguar quem ganhou com o crime?! E o único 'ganhador' (triste ganhador, diga-se) foi o Benfica! Amealhou os três pontos e mais sete golos que podem dar jeito nas contas finais do campeonato. Mais, existem fortes indícios de que o Benfica terá pressionado a Liga a 'cumprir os regulamentos' pois não tinha 'datas disponíveis'! Aliás foi isto que os 'cartilheiros encarnados' repetiram durante toda a tarde. Cai assim por terra a longa e confusa justificação de Rui Costa após o jogo da vergonha.


Nota básica: Peço a todos os desportistas que divulguem este texto, não por vaidade ou qualquer interesse pessoal, mas por uma questão de saúde pública.

Sem comentários: