segunda-feira, julho 19, 2021

O treinador de bancada

 

Mais um jogo treino, desta vez em Coimbra na apresentação da Académica, e mais uma ocasião para tecer algumas considerações sobre o plantel incluindo na análise as últimas declarações de RPS.


Ora bem, não consegui ver o jogo com a Académica mas recebi um comentário de alguém que o viu e no qual confio. E por aqui não houve surpresas. Temos meia dúzia de jovens com talento e que serão a base da futura equipa; e teremos que ter três ou quatro jogadores de classe indiscutível que joguem e façam jogar a equipa. Num projecto que deverá ser progressivo e sustentado. Um projecto com metas e por isso escrevi que esta época temos que chegar aos cinquenta pontos.


Dos jovens que vi actuar regularmente quer nos sub 23 quer na equipa principal há jogadores que não enganam e que só deveriam sair perante uma proposta irrecusável. Sob pena de nunca passarmos a um patamar mais elevado. Os jovens de que falo alguns já têm sido titulares, caso de Francisco Teixeira, e outros como Luís Mota sê-lo-ão a breve prazo. Temos também os que já são titulares como Tomás Ribeiro e Afonso Sousa e temos alguns em processo de crescimento, como Shitole, Calila, Nilton e Cesar. Jordan Van der Gaag é um caso especial - precisa de jogar livre para poder espalhar a sua magia. Citei apenas estes, talvez os mais rutilantes, mas há mais. Um deles é o Zidane Banjaqui que joga no Casa Pia e se foi vendido foi grossa asneira.


Outro dossier são as aquisições que deram frutos como por exemplo Cassierra. É uma peça fundamental do ataque pois consegue segurar a bola como poucos. Aliás basta atentar no contraste com Ndour para termos uma ideia de quanto trabalho vai ser preciso para elevar Ndour ao mesmo patamar técnico! No entanto é preciso ver que Cassierra evoluiu muito no Belenenses e é por isso que uma possivel venda agora é prematura. Esta seria a época para Cassierra devolver o investimento que nele fizemos. E na minha opinião tem que ser assim com todas as aquisições.


Quanto aos três ou quatro jogadores experientes para enquadrar toda esta juventude a situação ainda está um pouco tremida. Taira e Cafu são jogadores polivalentes e úteis; Chima como vem demonstrando tem lugar e quanto às recentes aquisições só o guarda redes Luís Filipe agarrou a titularidade. Sandro lesionou-se e Pedro Nuno está em processo de recuperação.


Rui Pedro Soares veio entretanto sossegar os adeptos: - até ao fecho do mercado ainda vão chegar três jogadores. Um central, um centro campista e um avançado diferenciado dos que lá estão. Aguardemos. O pior é se entram três e saem dois!


Saudações azuis


Resultado do jogo treino em Coimbra: - Académica 1 – Belenenses 2


(Marcaram pelo Belenenses Cassierra e Ndour)

Sem comentários: