quinta-feira, junho 03, 2021

Opções naturais

 

Em condições normais a equipa de futebol profissional do Belenenses estaria a jogar no Restelo. Neste momento isso não é possível e portanto há que encontrar uma alternativa. Tem sido o estádio nacional e penso que devemos lá continuar até que se volte à normalidade. O que em minha opinião será uma questão de tempo e de boa vontade.


E um sinal de boa vontade seria a SAD dar um passo em frente e apresentar uma proposta para um novo acordo para social com o Clube. Um acordo saudável sem cláusulas absurdas como aconteceu no anterior. Sirva de exemplo a recompra de acções! Com uma cláusula dessas quem é que se propõe investir no presente sabendo que no futuro vai ter que abrir mão do fruto do seu trabalho?! Só se for uma instituição de caridade! Dir-me-ão que foi assinado de boa fé por ambas as partes! É verdade mas na altura ninguém pensou bem no assunto até porque a prioridade era a inscrição da equipa no campeonato. E não vamos regressar à contabilidade das culpas porque o Belenenses é que não tem culpa nenhuma.


De qualquer modo não foi por aí que as coisas deram para o torto embora a narrativa seja essa. A ver se nos entendemos:


Foi o movimento associativo que criou as SAD e por uma razão: - os clubes precisavam de mais dinheiro para fazerem face à crescente profissionalização do futebol. Há pessoas que às vezes se esquecem disso. Como também se esquecem que hoje quem sustenta a indústria do futebol é a televisão. O que quer dizer que quem paga o espectáculo, não são os sócios dos clubes, mas sim o público incluindo nesse público os adeptos que todos os meses pagam às operadoras para ver os jogos das equipas da sua preferência.


Daí a pergunta inevitável: - então se isto é assim em toda a parte, por que carga de água é que ainda há gente que acha que os clubes devem ter a maioria nas respectivas SAD?!


No caso do Belenenses não será por certo por incompetência do gestor. Pois por muitas criticas que eu queira fazer e faço, a verdade é que RPS tem cumprido os objectivos desportivos a que se propôs. Bem sei que são objectivos mínimos com que nenhum belenense se satisfaz mas enquanto perdurarem as distorções e desigualdades de que enferma o nosso campeonato, não é fácil fazer muito melhor. Basta olhar em volta e ver os emblemas que nestes últimos dez anos têm caído na segunda Liga ou ainda pior! Acho que sobram seis e o Belenenses é um deles.


Portanto, se não é por incompetência só vislumbro duas razões, qual delas a pior! Querem recuperar a maioria das acções para as vender de seguida a outro investidor da sua simpatia mas que concerteza exigiria ter a maioria na SAD*. E amanhã podiam também zangar-se com ele.


Ou então querem funcionar à Benfica**! O clube tem aparentemente a maioria da SAD mas quem nomeia o presidente é o banco credor e os accionistas somos afinal todos nós, os contribuintes! É isso?!


Saudações azuis


*Se não exigisse era mau sinal. Ou era amigo do rei dos perus ou de algum empreiteiro do regime que os sócios do clube desconheciam.


**Quem diz Benfica, diz Sporting ou Porto. É tudo legal mas mais ninguém pode fazer o que eles fazem.




Post scriptum: Existem naturalmente linhas vermelhas que a indústria não pode ultrapassar. Sirva para ilustrar o que afirmo a recente reacção dos adeptos ingleses, e não só, face à superliga europeia. A indústria do futebol e neste caso as SAD têm que saber respeitar os clubes, a sua história, assim como os adeptos e o seu sentido de pertença. Nesta área estamos todos a aprender.

Sem comentários: