quinta-feira, junho 10, 2021

Sinais de desespero!

 

Cartazes, panfletos, e outras anormalidades estilo 'belém livre' a proclamar o regresso ao passado só pode ser um sinal de desespero e uma falta de respeito pelo passado! No passado estávamos à frente na classificação porque também estávamos á frente na liderança e na modernidade. Portanto esta invocação do passado pelos actuais ocupantes do Restelo deve ter outra leitura: - ou não conhecem o passado ou então é apenas uma justificação para se manterem no poder sem qualquer utilidade prática para o CFB. E deixo uma primeira questão: - se não houvesse Restelo será que ainda eram do Belenenses?


Apesar de tudo continuo a acreditar que ainda existirão pessoas de bom senso e que mais tarde ou mais cedo perceberão o logro em que estão a cair. Logro que é alimentado por determinada comunicação social que continua a branquear o funcionamento duvidoso de alguns clubes como tem sido bem patente na comissão de inquérito ao Novo Banco! Será este o movimento associativo a que se referem?


Mas quem está também a fomentar alguns equívocos perigosos é o canal 11 da FPF! E como não acredito que aquilo seja obra do acaso ou iniciativa individual de algum empregado da estação sou obrigado a concluir que a Federação Portuguesa de Futebol tem uma interpretação muito própria sobre as leis que regem o futebol profissional!


Com efeito e enquanto o tal canal anunciava a transmissão televisiva de um jogo entre o Belenenses e o Ponterolense, jogo a contar para os campeonatos distritais da AFL, uma tarja na parte inferior do ecran elucidava os telespectadores que bastava um ponto para o Belenenses regressar aos campeonatos profissionais. No caso ao Campeonato de Portugal. Pergunta-se:


A Federação Portuguesa de Futebol já decidiu (contra a lei em vigor) que o Clube de Futebol 'Os Belenenses' pode ter duas equipas de futebol profissional?

Ou será que aquela que jogou contra o Ponterolense é que representa o futebol profissional enquanto a outra denominada 'Belenenses SAD' (fundada pelo CFB) não existe ou é uma equipa clandestina?


A FPF tem que medir bem aquilo em que se anda a meter sob pena de dividir definitivamente os adeptos e destruir o que resta do Clube de Futebol 'Os Belenenses'. A ver se nos entendemos, goste-se ou não dos actuais detentores da SAD do Belenenses eles têm o direito do seu lado, adquiriram a SAD por meios legítimos como aliás a primeira instância da acção principal recentemente decidiu. Sentença que com toda a probabilidade será confirmada pela Relação. Nem pode ser de outra maneira sob pena de pôr em causa a segurança das leis e todo o comércio jurídico.


Quero ainda lembrar aos incautos (e aventureiros) que andam a cavalgar esta onda do 'movimento associativo' que os riscos de uma quebra contratual desta dimensão pode comprometer definitivamente o futuro do Belenenses. E claro, o património restante.


Saudações azuis

Sem comentários: