sábado, junho 12, 2021

A barreira dos cinquenta pontos!

 

A nova época para ser realmente nova tem que apontar claramente à barreira dos cinquenta pontos e penso que é isso que vai estar na base da reconstrução do plantel. Os sinais aparentemente vão nesse sentido.


Olhando um pouco para trás verificamos que os quarenta pontos alcançados (um êxito relativo face à forte concorrência) se ficaram a dever a um sistema defensivo muito forte (onde pontificavam alguns jogadores diferenciados), a uma crescente eficácia das estratégias ofensivas (apoiada na subida de forma/evolução de alguns jogadores, sobretudo de Cassierra) e a um terceiro factor muito importante – a fortaleza psicológica da equipa!


Assim, para atingirmos a meta dos cinquenta pontos precisamos em primeiro lugar de manter as virtudes anteriores, melhorando ao mesmo tempo as fragilidades que existiam. Branco é, galinha o pôe!


Indo directo ao assunto e começando pela defesa, precisamos de um guarda redes da categoria do Krichiuc e de um defesa central destro da categoria do Henrique. Menos do que isso é continuarmos a marcar passo. E uma vez que sairam dois laterais que eram titulares precisamos de colmatar essas posições sem baixar o nível.


No lado direito Esgaio satisfazia as necessidades mas saiu para o Braga. Calila tem condições de agarrar a lateral direita (velocidade e sentido defensivo) mas não faz aquilo que Esgaio fazia – substituir o central do lado direito quando era necessário.

No lado esquerdo temos que aproveitar a saída de Ruben Lima (uma peça de alto rendimento desde que chegou!) para dotar aquela posição (posição chave na estratégia anterior) com um jogador que também saiba defender mas que tenha outra velocidade. E dadas as tarefas de transição ofensiva que normalmente protagoniza, pede-se que tenha golo. Dois ou três golos por época é a minha meta para estes laterais que sobem no terreno. Já escrevi sobre isto. Na hora da contratação há que olhar para o histórico. Se ainda não tiver histórico, chamem-me que eu vou lá dar um palpite.

Quanto a Nilton Varela vejo-o mais como um candidato a extremo. Quando defender melhor podemos pensar no assunto.*


Médios defensivos. - temos vários jogadores com essas características ('seis' na linguagem moderna) mas nenhum tem os pés necessários para a função. Isto continuando a raciocinar na perspectiva de ultrapassar os cinquenta pontos. Taira tem esse atributo mas não é bem um médio defensivo. Portanto a contratação de Sandro, um internacional brasileiro, será, imagino eu, para preencher essa lacuna.


Ataque: A saída de um jogador importante como Miguel Cardoso já foi entretanto colmatada pela entrada de Pedro Nuno. Que é um medio ala de categoria.

Se não houver mais nenhuma saída (Cassierra não pode sair nesta fase**) ainda assim para alcançar a tal meta dos cinquenta pontos precisávamos de tirar um coelho da cartola! Um extremo rápido, forte no drible podia ser o tal coelho.

Outra hipótese será apostar em Jordi Van der Gaag e esperar que ele dê um salto qualitativo. Potencial tem ele.

Para o meio campo ofensivo já tenho falado no possível regresso de Zidane Banjaqui. Um oito/dez faz sempre falta no plantel.


Mas aguardemos. Petit deve saber do que precisa.



Saudações azuis


*Chima Akas faz o lugar mas prefiro vê-lo a central.


**A contratação de Cassierra só agora começa a dar frutos mas pode valorizar-se ainda mais. Por exemplo, com a altura que tem precisa de aprender a cabecear para o golo.


Nota: Segundo li parece que Robinho vai ser cedido definitivamente ao Penafiel ficando a SAD com 50% em futura transacção. Parece-me uma excelente solução. E isto vale para todos os emprestados. O regresso só faz sentido se tiverem entrada directa no onze titular. O que não é o caso. Para se sentarem de vez em quando no banco dos suplentes, é contra producente para todos. Assim, no Penafiel é titular e pode valorizar-se.







Sem comentários: