quinta-feira, maio 20, 2021

Erros, brindes e bom futebol!

 

Se há coisa que um adepto do Belenenses nunca vai suportar são as goleadas infringidas pelos seus antigos rivais. É uma questão de cultura e a SAD tem que perceber isto. E tudo se torna ainda mais irritante quando o Belenenses até realizou uma exibição interessante criando inúmeros oportunidades de golo! A eficácia é outra história e já lá vamos.


O futebol é um jogo de erros e costuma ganhar quem erra menos. Mas há uma grande diferença entre erros e brindes, ou seja, entre erros e ofertas ao adversário. E mesmo dentro das ofertas ainda podemos ser mais minuciosos: - há as que resultam de uma infelicidade, a escorregadela de um defesa ou um ricochete imprevisto, e aquelas que resultam de más abordagens ao lance. Abordagens que se não forem corrigidas irão repetir-se mais á frente. Ora bem, o brinde do Varela tem na sua génese a tentativa de ficar com a bola em vez de a despachar dali para fora! O que de resto seria a abordagem correcta naquela situação em que só tem atrás de si o nosso guarda redes! Varela, recorde-se, é um dos elementos mais experientes do plantel e tem que saber isto.


Outro brinde/golo aconteceu logo a seguir ao intervalo, um lance saído do nada e que surpreendeu toda a gente. É mais uma abordagem deficiente neste caso de Cafu, um 'central' que continua a pensar como medio! Aliás, parecia a reprise de outro lance que aconteceu na primeira parte e que só não deu golo porque o árbitro resolveu marcar uma falta beneficiando o infractor. Escrevi sobre isto no meu último postal e infelizmente o jogo de ontem veio dar-me razão. Cafu é um excelente jogador, teve excelentes intervenções durante o jogo, mas falta-lhe a consistência necessária para comandar a defesa do Belenenses. Eu teria colocado Gonçalo Silva no eixo e Cafu na direita.


Depois dos brindes olhemos ainda para o lance do segundo golo onde já não existe brinde mas uma situação técnica que já tinha acontecido frente ao Santa Clara e que por isso terá de ser resolvida no futuro. Reporto-me à velocidade do defesa direito adversário que ganha facilmente a linha de fundo ao Ruben Lima e cruza atrasado para um remate frontal. Ou temos um pronto socorro na linha média ou então o central do lado esquerdo terá de fazer a dobra.*


Falemos por fim no bom jogo da equipa que não merecia nem os brindes nem um resultado tão desnivelado. Um bom jogo alicerçado na grande exibição de Taira que não me lembro de ter perdido uma bola! Coadjuvado por Sousa movimentou todo o processo ofensivo desde os laterais (Calila e Ruben Lima) até aos avançados (Miguel Cardoso e Cassierra) a quem só falta um melhor entendimento na hora de finalizar.


Registo ainda para o regresso de Chima Akas, depois de uma estranha e prolongada lesão, o que é sem dúvida uma boa notícia e uma mais valia neste plantel do Belenenses. Mostrou que tem lugar na equipa.


Saudações azuis



* Carlos Brito, que comentou o jogo na Sport Tv disse uma grande verdade sobre os laterais ofensivos – em primeiro lugar têm que saber defender!


Adenda: 

1. Nota positiva para a SAD que continua a honrar a tradição assegurando que a equipa do Belenenses entra em campo com a bandeira do Porto. Ontem também foram relembrados Reinaldo Teles e Quintana, ambos falecidos durante este ano.


2. Por curiosidade e já depois de ter escrito a crónica comprei o jornal A Bola para conferir a apreciação individual que o referido jornal faz aos jogadores do Belenenses. Pois bem, sem surpresa, Varela foi o melhor do Belenenses e Taira foi dos piores! Eu imagino que o cronista , um tal Francisco Vaz de Miranda, nem sequer tenha visto o jogo. Ou se viu estava distraído com o assunto do momento, a saber: - o duelo Benfica/Sporting para a bola de prata. Assim, à boleia de um slogan da segunda circular repito o seguinte: - só eu sei porque não compro o jornal A Bola. 

Sem comentários: