terça-feira, abril 13, 2021

Fintas e falcatruas!

Prossegue a guerra suja no futebol português, à vista de todos, e ainda há quem o valorize e lhe chame 'indústria', como se ela existisse ou tivesse condições para existir! O que temos são as engenharias e as bolhas que todos conhecemos. E um clima de suspeição e violência nunca vistos! Nem é preciso público!


Assim, o que dizer do jogo que encerrou a Liga Revelação (Estoril-Leixões) e acabou à pancada! E dos jogos que envolvem os eternos candidatos ao título, proibidos de perder pontos, e quando perdem também acabam com actos de intimidação e violência! E que pensar desta originalidade verdadeiramente lusitana: - a oito jornadas do fim há mais cartões vermelhos a dirigentes e treinadores que a jogadores de campo!


A tudo isto a firma 'Proença & Gomes' assobia para o lado e avança com novos projectos, todos eles megalómanos, todos eles virados para o estrangeiro, todos eles incapazes de pôr alguma ordem na casa!


Aliás e já que voltámos ao tema da reformulação dos campeonatos podia até ser uma tese de mestrado interessante analisar a competitividade do campeonato português medida pelo único padrão que podemos ter – o número de clubes que foram campeões nos três períodos em que por norma se divide a história do nosso futebol.


Pois bem, e a traços largos, no primeiro período que vai 1921 a 1940 (cerca de vinte anos) tivemos sete clubes que se sagraram campeões (Benfica, Sporting, Porto, Belenenses, Carcavelinhos, Olhanense e Marítimo).


No período seguinte de 1940 a 1974 (cerca de trinta e quatro anos) tivemos apenas quatro campeões (Benfica, Sporting, Porto e Belenenses).


De 1974 até 2020 (cerca de quarenta e seis anos) tivemos também quatro campeões (Benfica, Porto, Sporting e Boavista) só que a competitividade neste período reduziu-se a Benfica e Porto que repartirem entre si quase todos os campeonatos.


Conclusões: - quem quiser que as tire!



Saudações azuis




Post Scriptum: - Ficámos hoje a saber que o processo 'Cashball' foi afinal uma invenção! Uma invenção ao que tudo indica toupeiral! O objectivo era correr com o ex-presidente do Sporting! Alguém que pelos vistos incomodava muita gente. E segundo consegui depreender nas entrelinhas da referida notícia parece que quem mais 'rezava' para que o Sporting fosse condenado não eram os adversários do Sporting! E esta, hein?! Isto leva-nos directamente ao processo de Alcochete e à suspeita que também ali terá havido toupeira da grossa!



Sem comentários: