domingo, março 01, 2020

A arte de defender!


A grande revolução que está a acontecer no Belenenses ficou ontem demonstrada em Vila do Conde. Um treinador para quem o futebol não tem segredos, que sabe e percebe o que pode fazer com o plantel que tem à sua disposição, que não se queixa, mas sem papas na língua, está a conseguir levar a equipa para lugares menos perigosos. O perigo ainda não passou pois é visível o equilíbrio do campeonato e a dificuldade em marcar golos. Mas já estivemos piores. Basta comparar com o jogo da primeira mão, contra este mesmo adversário, onde fomos batidos sem apelo nem agravo. Eu bem sei que jogar no Jamor é sempre mais complicado.

Pois bem, o que ainda falta, e Petit colocou o dedo na ferida, é reduzir os 'erros não forçados' na transição ofensiva. Ou seja, é não perdermos a bola infantilmente depois de a recuperarmos. Aliás este é o problema central do plantel, um problema que vem de trás, temos poucos centro campistas com qualidade. A qualidade define-se quando um jogador consegue surpreender o espectador (e normalmente o adversário) com o destino que dá à bola. Um centro campista não perde tempo com a bola, ganha tempo com ela. Petit sabe disso melhor do que eu, e esta semana aposto que vai insistir nesse aspecto com Silvestre Varela (demasiadas perdas de bola), com André Santos (apesar de tudo mais 'esperto' que o costume) e com o médio defensivo disponível, Show ou Nuno Pina. Este último com a desculpa de ter sido o primeiro jogo a titular. É claro que também há mérito do Rio Ave que sabia como abafar aqueles jogadores que só depois de receberem a bola é que começam a pensar no que fazer com ela.

Mas foi um ponto precioso e há que elogiar o trabalho incansável de toda a equipa sendo que desta vez o meu destaque vai para Cassierra, a fazer progressos, e novamente para Chima. Embora Danny Henriques tenha reentrado na equipa com grande à vontade! Reticências apenas no que diz respeito á forma física de Keita. Precisa de mais tónus muscular porque este campeonato joga-se a cem à hora.

Resultado final: Rio Ave 0 – Belenenses 0


Sem comentários: