terça-feira, março 03, 2020

Faltam onze jornadas...


Vamos entrar no último terço do campeonato e, quer em baixo, quer em cima, está tudo por decidir. Entretanto, pelo meio, vamos assistindo às habituais anormalidades em que o nosso futebol é fértil. Mas vamos começar por baixo, onde difícilmente haverá salvação para o Desportivo das Aves faltando ainda encontrar o seu parceiro de descida. Que sairá de um lote em que não posso excluir o Belenenses, pese as recentes boas indicações que tem dado.

Mas pior está o Portimonense, que Paulo Sérgio, nosso antigo jogador, tenta tirar do penúltimo lugar. Não sei se o vai conseguir mas desde que chegou os algarvios estão mais sólidos quer em termos defensivos quer em termos psicológicos. Depois é o eterno problema da eficácia. Os outros emblemas que terão de lutar até ao fim serão por certo, para além do Belenenses, o Paços, também em fase ascendente e muito reforçado em Janeiro, e o Tondela, que parece menos seguro. Marítimo, Boavista e Vitória de Setúbal também têm que ter cuidado. Daqui para cima, mais longe da descida e longe dos lugares europeus situam-se três equipas – Gil Vicente, Santa Clara e Moreirense. Uma nota para este último, que ontem conseguiu empatar na Luz, está a produzir bom futebol, mas tem pendências graves com a justiça que ainda não estão resolvidas. Aguardemos, portanto.

Na parte de cima, o Porto recuperou a liderança mas não dá garantias de consistência. E tem sempre enormidades dificuldades em criar situaçãos de golo. Valem as bolas paradas por enquanto. Estranho que Sérgio Conceição insista num modelo de jogo tão previsível, quando dispôe de uma solução criativa que poderia render outros dividendos. Refiro-me a Nakagima, um jogador único, que deveria ser o centro do futebol portista, espécie de jogador vagabundo, e sem obrigações de marcação. Dêem-lhe a bola que ele inventa e resolve. Ai, Sérgio, Sérgio, que desperdício!

Quanto ao Benfica, melhor apetrechado para o campeonato português, onde a maioria das equipas se fecha e por isso são necessários atacantes e centro campistas com grande qualidade, eu diria que está melhor colocado para ser campeão. Cria mais oportunidades e acaba por marcar mais golos. É contudo menos forte perante adversários que também sabem atacar. Mas desses há poucos, muito poucos no nosso campeonato.

Os outros lugares europeus serão discutidos entre Braga, Sporting, Rio Ave, Guimarães e Famalicão*. E por esta ordem.

Saudações azuis

*Logo à noite joga-se o Famalicão-Sporting, um jogo que pode definir a trajectória de cada equipa até final.

Sem comentários: