segunda-feira, março 23, 2020

Horizontes

No meio da incerteza e da contenção convém pensar no dia de amanhã. Neste aspecto o futebol profissional, a respectiva indústria, uma indústria que dá espectáculos, não sendo uma actividade prioritária, a verdade é que também emprega muita gente, e por isso também faz parte da economia que se pretende proteger. E aqui vale a filosofia que se aplica ao restante tecido económico - em primeiro lugar é preciso salvar as pequenas e médias empresas, que são a maioria, e no caso do futebol profissional estamos a falar dos pequenos e médios clubes que são afinal quem justifica os campeonatos. Espero pois que as entidades responsáveis (Governo, Federação, Liga) não se equivoquem mais uma vez e pensem bem neste assunto. Um assunto que como venho repetindo passa por valorizar o futebol nacional em detrimento do internacional.*

E agora, sendo um bocadinho mais concreto preocupam-me os salários dos jogadores, treinadores e dos outros profissionais que neste momento temem o futuro, têm famílias para sustentar, contratos para renovar, etc. etc. Preocupam-me os direitos televisivos, receita fundamental nesta indústria, e talvez seja o momento para a maioria impor (finalmente) a centralização dos mesmos. Sem mas, nem meios mas!
Relativamente ao projecto do Belenenses SAD, atendendo a que não se fizeram loucuras**, espero que tenha a folga suficiente para resistir a este embate.

Uma última palavra para algumas 'generosidades' suspeitas e oportunistas que seria melhor que seguissem, a serem sinceras, um antigo exemplo caritativo - que a tua mão esquerda não veja o que dá a mão direita. Não sendo assim, acho estranho que suspeitos/arguidos de fuga ao fisco e branqueamento de capitais anunciem agora donativos ao estado!
Noutro plano, a notícia de que o Clube de Futebol 'Os Belenenses' disponibilizava as instalações do estádio do Restelo para 'acudir' ao 'corona vírus' também não me soou bem. No entanto acaba por ser uma confissão - sem futebol profissional, de facto, o estádio do Restelo perdeu grande parte da sua utilidade pública. E pode assim ser alocado a outras utilidades públicas.

*Eu já expliquei este assunto. Um assunto que é independente das pandemias.  Embora as pandemias me pareçam dar razão. A nossa casa é sempre o mais importante. 

**Na perspectiva do adepto leia-se 'grandes investimentos'.

Sem comentários: