segunda-feira, maio 13, 2019

Presente e futuro


Silas diz que os jogadores desligaram, os jogadores dizem que não, Rui Pedro Soares diz que é uma crise de crescimento, e provávelmente todos têm um pouco de razão. A realidade porém, implacável, também nos diz outras coisas: - temos uma equipa com um dos orçamentos mais baixos da primeira Liga, mas que apesar disso conseguiu durante a primeira volta grandes resultados, em especial fora de casa, graças sobretudo a uma excelente organização defensiva, com muita posse de bola, e lançamentos venenosos. Não é por acaso que somos o rei dos empates. Nas nossas casas emprestadas, Jamor e Bonfim, obrigados a arriscar mais contra adversários retraídos, as dificuldades para ganhar foram sempre muito grandes. Pode dizer-se no entanto que foi uma primeira volta digna de registo, aliás muito elogiada pela crítica.

Chegados a Janeiro perdemos dois titulares, a que podemos acrescentar o impedimento de Keita, e as lesões de jogadores fundamentais, Nuno Coelho por exemplo. Os substitutos não se evidenciaram, antes pelo contrário. E a equipa começou a desequilibrar-se. A ideia um tanto sobranceira que podíamos continuar a discutir os jogos da mesma maneira começou a custar-nos pontos e mais golos sofridos. Por fim retirar defesas (claudicantes ou não) e arriscar tudo para reverter um score desfavorável, tem acabado em goleada. O filme é o mesmo – perdida a bola, cada contra ataque adversário pode ser golo na nossa baliza. E isto tanto vale com o Aves como com o Sporting ou o Guimarães. Há que descer à terra.


Falando agora do futuro, no jogo com o Sporting (de má memória) vi Isaltino ao lado de Rui Pedro Soares e pareceu-me que poderá passar por ali uma solução para o Belenenses. Sem saudosismos nefastos, sem o município de Belém (que já não existe), tratados pela Câmara de Lisboa como parentes pobres, talvez seja altura de associarmos a nossa ambição à ambição de um autarca que não desdenharia ter no seu concelho uma equipa a lutar pelo título! Um contra poder face a Benfica e Sporting. É um concelho populoso, ocidental, junto ao Tejo, espaço natural de expansão azul, assim a SAD consiga fazer jus à história de grandeza do CFB.



Saudações azuis

Sem comentários: