quarta-feira, maio 15, 2019

Continuando a sonhar...


Num breve regresso ao passado, apenas para reencontrar o caminho, lembro Artur José Pereira e outros belenenses que jogavam no Benfica ou no Sporting porque não tinham campo em Belém onde jogar, lembro a data da fundação cujo centenário se celebra este ano, lembro também as dificuldades do Pau de Fio, depois lembro-me das Salésias onde fui e de onde fomos despejados pela Câmara, tenho que me lembrar de um Belenenses ganhador, que chegou viu e venceu quatro campeonatos de Portugal!* Lembro mais tarde o Restelo em cuja construção nos arruinámos deixando de discutir o título, e hoje temos nova encruzilhada, com a história a querer repetir-se, com o destino a desafiar-nos de novo.

Impedida de jogar no Restelo, e enquanto este impedimento não se resolve, a equipa do Belenenses tem vindo a utilizar o estádio nacional nas condições precárias que todos conhecemos. Precisa urgentemente de uma casa a que possa chamar sua, para ali instalar uma academia que nunca teve, campos de treino e um campo principal onde possam jogar os sub-23 e as restantes equipas da formação. É aqui que entra o autarca de Oeiras e a sua boa vontade para acolher o Belenenses. A equipa profissional por enquanto deverá continuar no Jamor se isso lhe for permitido pela FPF. Mas terá de haver uma alternativa e estou novamente a pensar em Isaltino.

Poderão interrogar-me porque não escolho o concelho de Almada para aí situar o projecto azul?! Até porque sempre sonhei com essa hipótese! Há três razões que me fizeram mudar. Razões de mobilidade, razões sociológicas e razões políticas. As razões de mobilidade e as razões políticas andam neste caso de braço dado – ao fim de mais de meio século a ponte Salazar mantém-se como a única via terrestre de acesso entre Lisboa e Almada. Isto diz muito sobre a política autárquica de ambas as margens. Quanto ás razões sociológicas a migração interna proveniente do sul esmagou e fez desaparecer a população ribeirinha e piscatória que outrora apoiava maioritariamente o Belenenses. Hoje o concelho de Almada, assim como todos os concelhos do distrito de Setúbal são verdadeiros santuários do Benfica e do Sporting secando tudo à sua volta e não há melhor exemplo que o Vitória de Setúbal que por mais que a cidade cresça tem cada vez menos adeptos!

É claro que este é um fenómeno generalizado, acontece por todo o país, mas tem maior incidência onde o socialismo impera. O que não é o caso de Oeiras. Para além de não ter problemas de mobilidade, a migração interna que o fez crescer tem outra matriz. É mais livre e menos ideológica. Finalmente, a fazer toda a diferença temos um autarca desenvolto, com obra feita e que parece gostar de desafios.

Saudações azuis


*Quem achar que nacional não é sinónimo de Portugal... está à vontade.


Sem comentários: