quarta-feira, maio 22, 2019

Desculpem lá, mas...


É preciso fazer um bocadinho mais pelo futebol português. Hoje a Liga está reunida em assembleia e já sabemos que há propostas de alteração incluindo uma da SAD do Belenenses para rever a questão dos empréstimos de jogadores entre clubes que disputam o mesmo campeonato. Não vou comentar o conteúdo da mesma até porque nunca escondi que isto não vai lá com pequenas melhorias. Por detrás de cada melhoria surgem logo dois ou três subterfúgios que a ultrapassam e reduzem a cinzas. Enquanto não pegarmos o toiro pelos cornos, enquanto não houver vontade e coragem para limitar o número de jogadores que cada clube pode ter na sua esfera patrimonial não saímos disto. E isto tem a ver com a maneira como os grandes clubes contornam as leis e asseguram uma parcela do passe de todos os jovens talentos que actuam em Portugal. Uma espécie de direito feudal sobre tudo o que possa valorizar-se no futuro. O esquema, conta com a ajuda das selecções juvenis, uma espécie de centro de triagem, onde os mais aptos são arrematados pelos três grandes, com o entusiástico beneplácito dos papás.
Pergunta-se: - quem consegue escapar a isto?! Talvez o Braga, porque o Belenenses há muito que não consegue segurar as suas joias. Dividido como está, duvido até que fabrique alguma coisa de seu.

Mas o monopólio estende-se a todas as divisões competitivas e veja-se o caso do Luquinhas que eu pensava que era do Desportivo das Aves mas que afinal é metade do Benfica! 

Esta situação só se combate com a tal lei limitativa e enquanto ela não existir teremos de procurar lá fora os jogadores para a equipa principal e até para os Sub 23. Ou então sujeitamo-nos a ficar sempre com o refugo. Com o que os outros não querem.

Quanto aos escalões mais jovens, refiro-me à formação, só vale a pena se conseguirmos blindá-la dos tubarões, o que não é fácil hoje em dia e pelos motivos expostos. Os papás só pensam no Benfica, no Sporting e no Porto. O país está cada vez mais pequeno!


Saudações azuis

Sem comentários: