terça-feira, novembro 13, 2018

VAR – a última fronteira!


Quando se trata de favorecer os fortes contra os fracos os especialistas em VAR têm sempre uma justificação para justificar o injustificável! Na semana passada defendeu-se a intervenção do VAR em lances duvidosos. Desta vez fez-se  a apologia do silêncio em lances que careciam de intervenção. É conforme as conveniências.

Mas passo a explicar: - disse-vos há alguns posts atrás que o silêncio do VAR se justificava e era até obrigatório nos lances em que o árbitro de campo tomava uma decisão e o VAR não tinha certezas (imagens) que pudessem sustentar o contrário. Disse e repito. Refiro-me naturalmente aos lances incluídos no protocolo – foras de jogo, grandes penalidades e cartões vermelhos directos. Imaginem então qual não foi a minha surpresa quando oiço os tais especialistas a justificarem o silêncio do VAR no lance da expulsão do jogador flaviense no último Sporting-Chaves! 

O argumento utilizado – tratar-se de um lance duvidoso – para além de revelar a verdadeira índole dos 'especialistas' demonstra um enorme desprezo pela inteligência das pessoas! De facto, a imagem acima, aquela em que o árbitro de campo se terá apoiado para exibir o cartão vermelho directo, ainda pode suscitar alguma dúvida. Mas todas as outras imagens que estão à disposição do VAR mostram com total clareza que se trata de uma disputa de bola a que, no máximo, poderia corresponder um cartão amarelo. Nestas condições o silêncio do VAR torna-se inexplicável e podemos até questionar - se é assim - qual a sua utilidade! Uma pergunta incómoda que deixamos no ar.

Nota: Não faço referência ao penalty assinalado a favor do Sporting porque esse lance será sempre duvidoso para quem o assinala. Seja o árbitro de campo, seja o vídeo árbitro. Há no entanto várias perguntas que se podem colocar: - esta decisão vai fazer jurisprudência?! Vamos passar a ter grandes penalidades para todos os gostos?! Se o lance fosse ao contrário, se acontecesse na grande área do Sporting também seria penalty?!

Teremos as respostas a estas e outras perguntas no decorrer do campeonato.

Sem comentários: