segunda-feira, novembro 12, 2018

Crónica realista


Revi o jogo com o Boavista porque em directo, a quente, com o coração nas mãos, a análise é sempre exagerada. E não tem interesse para o futuro. Claro que o futuro é incerto e essa é uma das razões, a maior talvez, para ter o coração nas mãos. O campeonato está muito equilibrado, esta época descem três equipas, e não temos a muleta do factor casa. É verdade que construímos uma defesa forte (é melhor chamar-lhe sistema defensivo) mas não marcamos golos. Temos posse de bola mas isso tem ajudado mais a defender do que a atacar. No Jamor marcámos ao Porto e ao Benfica mas contra as equipas em que temos de assumir a iniciativa do jogo, onde há menos espaços para o contra ataque, ficámos a zero. O jogo com o Boavista não foi excepção. Olhamos para o banco e não vemos alternativas... com golo. Pelo menos para já. Esta é uma análise realista que no entanto não desmente uma verdade. - jogámos o suficiente para ganhar. Em especial na primeira parte o domínio foi constante e dispusemos de três ou quatro oportunidades para irmos para o intervalo a vencer. O nosso adversário teve apenas uma. Remate de Rochinha ás malhas laterais.

É certo que no segundo tempo e com a entrada de Mateus o Boavista teve alguns períodos em que ameaçou a nossa baliza. Contabilizei dois remates de Mateus e uma assistência sendo que um dos remates resultou de um passe 'proibido' de Reinildo. Rochinha, após brilhante lance individual, também teve uma boa oportunidade. No entanto Muriel esteve sempre lá. Por isso repito, no cômputo geral merecemos a vitória. Aliás acabámos o jogo a pressionar na busca do golo. Que poderia ter chegado mesmo ao cair do pano por intermédio de Dramé.


Análise individual:

Muriel – grande exibição, resolvendo com classe todos os problemas criados pelo ataque axadrezado. A beneficiar também da melhoria defensiva em geral, sem os atrasos de bola que eram atrasos de vida.

Diogo Viana – um dos melhores, está em boa forma física e mental e por isso já levanta os olhos do chão. A entrada de Mateus limitou-lhe a iniciativa mas com os ajustes entretanto introduzidos (entrada de Gonçalo Silva para o eixo defensivo) voltou a adiantar-se com a propósito no terreno. E o Belenenses voltou a carregar.

Nuno Coelho - jogou a central no lugar de Gonçalo Silva e Silas saberá porquê. A verdade é que jogou sempre bem o que significa que temos ali um bom central. Com a entrada de Gonçalo Silva avançou para trinco e também cumpriu.

Sasso – um jogo sem mácula!

Reinildo- perde o lugar de melhor jogador azul para Lucca por causa daquele atraso para uma zona proibida e menos por ter sido ludibriado por Rochinha numa grande jogada individual protagonizada pelo pequeno grande jogador do Boavista. A verdade é que a partir daí meteu Rochinha no bolso e ainda teve tempo para arrancar várias vezes em direcção à área adversária. E o melhor que fica deste jogo em termos ofensivos foram as suas arrancadas. É a minha opinião. E concordo com quem disse – vamos ouvir falar de Reinildo neste campeonato.

Lucca – o melhor do Belenenses durante todo o jogo. Está em toda a parte e começa a aparecer com a propósito junto à área adversária. Numa dessas ocasiões ameaçou o golo com um grande remate.

Eduardo – ainda sofre do jet leg brasileiro. Ligeiramente adormecido o seu rendimento foi baixando com o decorrer do jogo. Acabou naturalmente substituído.

André Santos – o motor azul estava sinalizado e foi bem policiado pelos boavisteiros. Mas sempre que se libertou do colete de forças o Belenenses conseguiu atacar com critério.

Fredy – tacticamente bem mas com a pecha do costume – o último passe. E falhou oportunidade soberana no final da primeira parte.

Keita – muito marcado como seria de prever teve logo de início um cabeceamento perigoso. Dentro das limitações cumpriu.

Licá – o esforço continua, trabalha muito para a equipa mas os golos não aparecem. Podia ter sido feliz na primeira parte, rematou bem, mas a bola sofreu um ligeiro desvio na defensiva adversária. É também dele o cabeceamento que isola Dramé.

Os que entraram – Gonçalo Silva bem como sempre; Ljulic poderia ter feito melhor num excelente cruzamento de Diogo Viana; Dramé voluntarioso mas... falhou um golo quase certo.

Saudações azuis


Nota breve: - Cumpriu-se mais um grande desígnio nacional – Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, e grande responsável pelas denúncias e suspeições que recaem sobre o Benfica, foi finalmente detido. A comunicação social entrou em delírio e o país pode enfim descansar porque o terrorismo acabou. Cumpre-se também outra norma nacional – os presidentes dos clubes que habitam na segunda circular só podem ser incomodados, presos ou detidos depois de abandonarem as respectivas funções. Em exercício de funções não há memória. Deve ser proibido.

Sem comentários: