segunda-feira, julho 02, 2018

Uma tristeza...


Leio as razões da actual Direcção para este 'rompimento' e entre as habituais lágrimas de crocodilo vislumbro alguma alegria como se estivéssemos perante uma nova Aljubarrota, como se a SAD fossem os castelhanos que finalmente expulsámos! Em estilo épico, para não dizer hípico, fala-se em refundação com a ligeireza de um novo rico que acabou de ganhar um prémio na lotaria. Mas não foi prémio nenhum foi o preço de uma alienação por cinquenta anos que nem sabemos como acabará. O que podemos presumir, baseados noutras lotarias que já recebemos, é que o dinheiro gasta-se e depois vai-se alienar (ou hipotecar) a próxima parcela.

Conheço pessoalmente alguns elementos desta Direcção e sei que são tão belenenses quanto eu. Mas estão a seguir um caminho errado. E ao ler a invocação do juiz Gouveia da Veiga não pude deixar de sorrir. Não quero falar do passado mas quero dizer que apoiei a candidatura do seu neto à presidência do Belenenses. E voltarei a fazê-lo desde que se acabe com a maliciosa duplicidade entre Belenenses Clube e Belenenses SAD como se existissem dois Belenenses! É preciso parar de vez com esta confusão.
Sobre Homero Serpa reconheço a sua coragem numa altura muito difícil da vida do Belenenses mas também quero dizer que já estou farto de nomes ilustres cuja descendência serve objectivamente o nacional benfiquismo. O pior inimigo do Belenenses e do futebol português.

Estes considerandos para reafirmar que enquanto o Clube e a SAD não estiverem do mesmo lado, a remar na mesma mesma direcção, não vamos a lado nenhum. E insistir em protocolos que espelhem a visão absurda de duas realidades independentes e opostas, do tipo inquilino e senhorio, pior ainda. Para culminar ameaça-se (novamente) com a criação de uma equipa concorrente esperando assim dividir os sócios e adeptos, esperando que voltem as costas à equipa que até ontem seguiam e apoiavam! E que esperem pacientemente sete anos sem futebol de primeira, na melhor das hipóteses. Entretanto podem ir ao Restelo ver as vistas e comer pastéis de Belém! Tenham mas é juízo!

Para o bem e para o mal o Belenenses é uma entidade única e ininterrupta e só pode ter uma equipa que o represente. Essa equipa é aquela que está na primeira Liga, lugar que lhe pertence historicamente e de onde nunca devia ter saído. Quanto aos problemas internos eles resolvem-se em casa. Porque na minha óptica esta SAD com todos os defeitos que possa ter (e tem) é um problema interno. Que naturalmente se há-de resolver. De preferência com muitas vitórias e com o Restelo cheio. Não é 'fugindo' da SAD nem com refundações por decreto que o Belenenses se regenera. Pelo contrário. Somos tão poucos que não vale a pena dividir mais. Temos é que fazer contas de somar.

Saudações azuis

Nota : Por lapso pus ao pai o nome do filho. Homero Serpa é que está certo.

Sem comentários: