terça-feira, junho 07, 2016

Ser ou não ser belenense…

Não é essa a questão. Escrevi muito sobre o ‘caso Mateus’ e na altura defendi o que defendo agora: - as questões desportivas devem regular-se no foro desportivo e a não ser assim caímos no completo disparate de uma justiça avulsa, e como agora se vê, completamente desfasada no tempo e da realidade. Aliás é a própria FIFA que impõe aquela regra. Portanto, que fique claro, nada me move contra o Gil Vicente, antes pelo contrário, trata-se de um digno representante de uma das cidades mais antigas de Portugal – Barcelos, onde os reis de Portugal tiveram Paço. Mas a verdade é que, face á legislação desportiva existente, e à inércia dos órgãos desportivos competentes, o Belenenses fez aquilo que qualquer clube faria nas mesmas circunstâncias. É bonito?! Não é. E agora?!
Agora, perante uma sentença de um tribunal administrativo, sentença que pretende repor uma realidade ultrapassada, tudo isto parece surrealista e confuso! E a pergunta é: - o Belenenses deve ou não recorrer?! Bem, a Federação ausenta-se mais uma vez do assunto e não vai recorrer. Segundo li, o que quer é despachar o caso rápidamente! Na minha modesta opinião ficava melhor na fotografia se viesse anunciar que casos destes nunca mais se irão repetir porque a própria Federação tomou entretanto providências nesse sentido! Ou será que vamos continuar a aumentar e a diminuir campeonatos aparecendo a Federação e a Liga com o ar de eternos inocentes?!
Não respondi à pergunta e confesso que, dez anos depois, já me falta a paciência e a vontade, para tentar mudar seja o que for no futebol português.


Saudações azuis



Nota básica: Para quem nasceu depois do ‘caso Mateus’ esclareço, porque não se deve lembrar, que o argumento usado pelo Gil Vicente assenta basicamente no seguinte: - que a inscrição de um jogador é matéria que escapa à exclusividade do foro desportivo. E na minha opinião, não é assim. Mas como antes referi, essa dúvida, e esse tipo de problemas,  há muito que deveriam ter sido (préviamente) esclarecidos e resolvidos pela Liga e pela Federação.

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home