domingo, dezembro 18, 2005

Crónica de Domingo

(Belenenses 2-Paços de Ferreira 0) – Ganhámos, não sofremos golos, esta a questão fundamental. No resto – entrámos mal, não conseguimos manter a posse de bola, o que é sempre mau, (já que diminuem as nossas possibilidades de fazer golo e em contrapartida aumentam as do adversário), reequilibrámos as coisas com um bom golo de cabeça do Rolando, e assim fomos para intervalo. Fez-nos bem o descanso e a situação de vantagem no marcador – abrimos o corredor direito (há muitos jogos que não funcionava) tornámo-nos perigosos e, como consequência veio o segundo golo, em resultado de uma bonita jogada, iniciada e concluída pelo inevitável Meyong! Houve assobios nas substituições e Couceiro, na conferência de Imprensa, mostrou-se mais uma vez agastado com a falta de apoio dos sócios.
Não vamos comentar esta situação, acrescentando apenas que o treinador está a acertar com a equipa.
Em Coimbra, no entanto, e face a um conjunto bem orientado, vamos ter que entrar no jogo de outra maneira, sem complexos, e com mais futebol.

Os outros jogos – faltando jogar ainda uma partida (Boavista-Guimarães), não se pode dizer que os resultados nos outros campos, nos tenham sido desfavoráveis. Infelizmente, já andamos a fazer contas destas nesta altura do campeonato. É a nossa triste realidade, não há nada a fazer, excepto ter esperança em melhores dias.
Destaco desta jornada incompleta, o seguinte: a boa prestação da Académica, a jogar de igual para igual, em Braga; o bom remate de Fajardo, (um Belém, filho de Belém), contra o Sporting; a evolução positiva de Quaresma, mais adulto, a jogar para a equipa; a inconcebível actuação da equipa de arbitragem no jogo Benfica-Nacional, a prejudicar sistematicamente os insulares, um conjunto personalizado que não merecia sair derrotado da Luz! Acrescente-se a isto e a propósito, a miserável crónica do jornal ‘A Bola’, aliás, na linha do que já nos habituou. Para não falar da Sport TV, e a parcialidade do costume.
Não vale a pena andarem os nossos ‘governantes’ em Conferências de Desporto e candidaturas ruinosas a eventos que mais ninguém tem tempo nem dinheiro para realizar, enquanto os resultados do futebol continuarem a ser cozinhados desta maneira! Ando a repetir-me – em Portugal a fraude e a esperteza saloia compensam. E isto é tanto assim quanto sabemos que aquela ‘bendita’ Assembleia da República é incapaz de fiscalizar seja o que for, quando se trata dos ‘três meninos’ (‘três porquinhos’, que é mais carinhoso) porque na realidade aqueles deputados são todos adeptos dos três...grandes (evitei aqui outro vocábulo, por ser época natalícia). Esta é que é a verdade, o resto são cantigas.
Vou terminar com um comentário positivo, para não dizerem que eu critico tudo e todos – o nosso consócio Homero Serpa escreve hoje uma crónica no ‘tal jornal’, sobre o Belenenses, com o título: ‘O caso Belenense’. Saúde-se o aparecimento do cronista a referir-se explicitamente ao nosso (e dele) Clube, deixando para trás, espero, aqueles escritos cifrados e inócuos, que poucos percebiam, e ainda menos, que se estava a referir ao Clube de Futebol ‘Os Belenenses’. Ficou uma leve tentação de um palpite sobre o conteúdo do mesmo...talvez para a próxima.
Saudações azuis.

Sem comentários: