sexta-feira, fevereiro 26, 2021

2028!

 

Mais vale tarde do que nunca, diz o povo, mas não sei se teremos saúde para ver a centralização dos direitos televisivos a funcionar! E com o meu habitual cepticismo não me admira que até lá não surjam alçapões ou outras manobras dilatórias. A ver vamos. De qualquer modo há que saudar a resolução do Conselho de Ministros que vai finalmente corrigir algo que quase todos os países europeus já corrigiram há algum tempo, nomeadamente a distribuição equitativa das receitas provenientes do visionamento dos jogos.


Na memória descritiva a resolução especifica que a centralização se refere ao futebol profissional (1ª e 2ª Ligas) e menciona também a gritante disparidade de receitas que actualmente se verifica quando se comparam alguns campeonatos com o nosso! Enquanto que em Inglaterra a diferença entre o clube que aufere a maior receita e o que aufere a menor receita, a diferença é de 1,3, na Alemanha é de 2,4, em Espanha é de 3, em Portugal é 15 vezes mais!


Estes são números que nos deviam envergonhar a todos. Números impróprios de uma democracia e que nos levantam muitas perguntas e muitas respostas. Uma das perguntas é como é que só agora é que deram por esta vergonha?! A segunda responde àqueles que se admiram porque é que ganham sempre os mesmos. E para já fico-me por aqui.


Voltarei a este assunto e às intenções da FPF em reduzir o número de clubes do nosso campeonato. Mais uma do Gomes!


Saudações azuis

Sem comentários: