sexta-feira, janeiro 29, 2021

Deitar tudo a perder...

 

Eliminar o Benfica na Luz seria sempre uma tarefa muito difícil. Era preciso que os factores favoráveis funcionassem em pleno e os desfavoráveis fossem minimizados. Factor favorável por excelência é o nosso sistema defensivo, desfavorável por falta de excelência é a grande dificuldade em marcar. Aconteceu que conseguimos estabilizar o nosso jogo, criámos até uma oportunidade soberana para nos adiantarmos no marcador mas de repente, quando menos se esperava, entregámos o ouro ao bandido. Um brinde surreal, sem interferência do adversário, deu aos encarnados a moral que precisavam. A nós deu-nos nervosismo e alguma desorientação. E logo a seguir sofremos o segundo golo numa bola parada. Uma falha defensiva que não é habitual cometermos. A perder por dois golos à beira do intervalo a eliminatória ficou arrumada. A segunda parte foi uma longa e frustrante tentativa para criar alguma oportunidade que pusesse o resultado na diferença mínima e relançasse a esperança. Mas nada disso aconteceu. Antes pelo contrário. Um passe para o adversário numa transição abriu as portas ao terceiro golo.


Deste jogo podemos no entanto extrair algumas sentenças. Os réus são claramente André Moreira e Gonçalo Silva. Mas também Cassierra. Começando por este último que é sem dúvida um dos jogadores mais tecnicistas do plantel e que ontem poderia ter lançado o Belenenses na frente da eliminatória, faz-me espécie que não tenha endossado a bola a Miguel Cardoso e tenha preferido rematar quando estava em pior posiçâo! Ele que é um jogador inteligente, nada egoísta e cuja única pecha é precisamente o remate! Será que estas notícias de vende não vende têm alguma coisa a ver com isto?! Uma dúvida que Petit esclarecerá concerteza.


O mesmo se aplica a André Moreira que ontem pareceu algo instável e foi protagonista principal do tal lance caricato. Que tentou repetir na segunda parte com aquela mania de pontapear a bola quando está no chão! E para onde está virado!

Quanto a Gonçalo Silva que tem feito boas prestações no centro da defesa admito que a deslocação para a direita ainda não esteja bem sincronizada. Nunca poderia ter deixado passar aquela bola que Rafa acabou por aproveitar.


Tirando isto Afonso Sousa fez falta no meio campo. É uma zona onde não temos ninguém com pés, coragem para romper, e que apareça na área adversária. Cafu tem coragem para romper e aparecer mas não jogou. Quanto aos pés não digo nada. No ataque Cassierra apesar daquele lance crucial foi o melhor e prometeu mais. Varela pelo contrário esteve mal. Nunca conseguiu virar-se.

Miguel Cardoso tem que baixar a alça mas também poderia ter marcado. E não estaria fora de jogo.

Segunda-feira há mais.


Saudações azuis

Sem comentários: