domingo, maio 24, 2020

Vamos então olhar para o Belenenses


Sem estádio, com os adeptos divididos e desmobilizados, o Belenenses tem a vantagem e a desvantagem de estar reduzido ao essencial! E, com toda a franqueza, nos tempos que correm é preferível ser assim. Porque não nos iludamos o futebol português vai ter que mudar, e para isso terá que deixar para trás tudo o que não é essencial. Libertando-se ao mesmo tempo de tudo o que lhe pesa e o prejudica.

O essencial é ter uma equipa, um projecto desportivo competente, ou seja, realista mas ambicioso. E obviamente uma mística que o sustente e diferencie de todos os outros concorrentes. Numa breve análise, a mística já não é o que era, ela alimenta-se de vitórias, de grandes vitórias, o projecto desportivo todos gostávamos que fosse mais ambicioso, mas quanto à sua viabilidade esperamos que tenha as contas certas. Esta esperança não se baseia em nenhuma informação específica mas na indiscutível capacidade de gestão que Rui Pedro Soares tem revelado.

E é com base nesta expectativa que me atrevo a dizer que o Belenenses me parece bem preparado para enfrentar esta crise. E até compreendo que não importe de trocar o Jamor pelos bem tratados relvados da federação ali mesmo ao lado. Quanto a jogar à porta fechada, pese o valoroso apoio de uns quantos indefectíveis, também não haverá problemas. A equipa tem personalidade e está bem orientada.

Preocupo-me mais, como tenho vindo a salientar, com o contexto. Com o condicionamento de tudo e de todos às necessidades dos três fidalgotes que temos que sustentar. Três tesos com manias de grandeza, eucaliptos que secam tudo á sua volta. E para que seja feita a sua vontade, com ou sem vírus, as mentiras sucedem-se: - primeiro era a falência dos clubes pequenos, coitadinhos, depois veio a rábula dos estádios higiénicos, que já se sabe como vai acabar, e agora são os testes confusos e os laboratórios familiares. O melhor é ficarmos por aqui.

Saudações azuis


Post Scriptum: Tenho pena de não falar no jogo das cadeiras, mas de certo modo já tinha dado uma dica: - o Proença vai fora. Quem fica?! O Ali Babá e os quarenta milhões.

https://www.youtube.com/watch?v=pZlO7uwTaG0


Adenda: Estive a ler o comunicado da Liga sobre o processo de escolha do Laboratório e também li o esclarecimento do Laboratório sobre os apontados falsos positivos. Não estão em causa nem o processo de escolha do laboratório nem a credibilidade técnica do dito. Portugal no entanto é demasiado pequeno e todos se conhecem. Se juntarmos a isto o clima de suspeição há muito instalado no futebol português com a falta de uma liderança forte e independente ao comando do mesmo, e tudo se complica. Daí a permanente guerra de bastidores que nos confunde a todos e não nos deixa progredir. Não fui eu que postei a notícia no Expresso. 

Sem comentários: