segunda-feira, fevereiro 03, 2020

A luz e as sombras


(As imagens)

Não tenho a BTV por opção e tenho pena de todos os papalvos que não sendo do Benfica a usam para ver jogos em que participe o clube encarnado. É sempre outro jogo e sempre a favor das águias. Por exemplo, vejamos o que aconteceu no recente Benfica-Belenenses, que o Benfica ganhou com alguma dificuldade e onde aparentemente não houve casos. Minto, houve um penalty e sendo contra o Benfica é sempre um caso. Pelas imagens disponibilizadas na altura (vi o jogo num restaurante) pode ficar alguma dúvida porque só numa delas, que passou rápidamente e nunca mais se viu, é que o contacto é perceptível. Por isso e para os 'cartilheiros' do dia seguinte foi um penalty forçado!

Outro lance que passou despercebido, filmado de longe e só com uma repetição, teve a ver com o início da jogada que termina em golo do Benfica. Existe uma carga de André Almeida* sobre Nilton Varela que as imagens exibidas não esclarecem se houve ou não falta. Como podiam gerar dúvidas desfavoráveis ao Benfica, siga para bingo, mas se fosse ao contrário ainda agora estávamos a ver repetições!

E termino esta reprise com Taarabat, jogador que não devia ter acabado o jogo. No lance com Gonçalo Silva, entrada de sola que o árbitro nem falta marcou, a BTV conseguiu dar a ideia que o faltoso tinha sido a vítima, ou seja, o defesa do Belenenses! Assim é mais fácil ganhar jogos. E só não percebo a apatia dos rivais – Porto e Sporting! E também não compreendo como é que em Portugal (e é só em Portugal) ainda se permite que um clube (o Benfica, claro) seja o responsável pelas transmissões televisivas da sua própria equipa! Só lhe falta ter árbitros próprios. Ou se calhar não falta se atendermos ao que dizem os emails.

(O jogo)

Sobre o desafio a única coisa que vale a pena dizer é o seguinte: - não existem vitórias morais e o Belenenses não precisa de elogios, precisa de pontos. No entanto olhando para trás não me lembro de um jogo tão equilibrado entre o Benfica e o Belenenses! Já houve outros, em que até conseguimos conquistar pontos, mas não foram tão divididos. E sem aquele primeiro golo, infantilmente consentido, e o segundo, talvez precedido de falta, não sei...
De qualquer modo para pontuar na Luz não podemos sofrer três golos.

(O futuro próximo)

Vai ser uma guerra! Cada jogo é uma final , as equipas estão muito equilibradas, e todas elas se reforçaram. Petit já pôs o dedo na ferida, nas fragilidades azuis. O Belenenses tem que parar de sofrer golos em todos os jogos. A defesa foi a prioridade, nomeadamente o jogo aéreo, desde o lado esquerdo á cabeça da àrea. É por lá, que aparecem os golos – Déner (Portimonense) saltou à vontade e Taarabat (Benfica) rematou sem oposição. Até à última hora ainda esperei por um médio ofensivo (Francisco Geraldes era o meu preferido) mas não deu. Falou-se no empréstimo de Mateus Oliveira mas não é o jogador consistente e guerreiro que precisamos. Vamos ter que que trabalhar com a prata da casa.

Nota final: Os sub 23 morreram na praia. Já era esperado. Não temos jogadores de meio campo capazes, que agarrem o jogo e assegurem a transição com um mínimo de qualidade. E os avançados ressentem-se. Além do mais há ali muita gente que se agarra demasiado à bola. E muita imaturidade. A excepção é Luís Silva que merece oportunidades na equipa principal. Robinho tem quem crescer mentalmente e aprender a rematar á baliza. Em resumo, o Rio Ave foi superior e ganhou naturalmente.


Saudações azuis

*O que era preciso esclarecer, e as imagens não quiseram esclarecer, teve a ver com o braço e cotovelo de André Almeida - se atingiu ou não Nilton Varela! Só isso, mais nada. Na sequência do lance a bola sobra para Taarabat que remata e faz o segundo golo do Benfica. 

Sem comentários: