segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Dez reis de esperança!


Confesso que tenho andado esmorecido e que a fé na reviravolta já foi maior. Daí a pouca escritura. Porém este jogo no Bessa, em especial a capacidade demonstrada pelo treinador para reconstruir, emendar, amadurecer jogadores e principalmente motivar uma equipa castigada pelas sucessivas derrotas, tudo isso, fez renascer em mim uma réstea de esperança. Jogámos bem no Bessa, tal como já tinhamos feito antes, mas desta vez fomos mais intensos e estivémos mais concentrados. E marcámos um segundo golo, fundamental para ganharmos os três pontos.
Sobre a reconstrução basta olharmos para a defesa renovada onde Cafu Peth (central do lado direito) foi considerado justamente o homem do jogo! Sobre amadurecimento de alguns jogadores basta olharmos para a exibição personalizada de Show, desta vez sem levar nenhum cartão. Danny Henriques também se redimiu embora o primeiro cartão amarelo precise de revisão atenta – na primeira Liga as entradas de sola são quase sempre penalizadas. Ainda por cima a falta foi desnecessária. Outro jovem jogador que deu nas vistas foi Nilton Varela, assim como Cassierra. Este último apesar de um 'egoísmo' fatal que estou certo Petit não deixará de corrigir.
Aliás, e já que estamos a individualizar as exibições quero dizer que o colectivo é que de facto sobressaíu, e não pode ser de outra maneira. Foram apenas três ponto numa caminhada que se afigura difícil mas possível.

Resultado: Boavista 1 – Belenenses 2

Notas finais:

 
Vai por aí uma algazarra de todo o tamanho por causa dos incidentes em Guimarães, incidentes entre os adeptos vimaranenses e o seu ex-jogador Marega.

Primeiro ponto, não estive lá mas parece que é factual que Marega foi insultado, durante todo o tempo em que permaneceu em campo, e que os insultos, de vária ordem, incluiram, segundo dizem, apupos a imitar os símios. Tudo isto é condenável mas daí ao diagnóstico generalizado de racismo e ao histerismo condenatório subsequente, vai uma grande distância. É a distãncia entre a realidade e a demagogia. Entre a realidade e uma certa agenda política que todos sabemos qual é.

E passamos ao segundo ponto: - esta hipocrisia dá jeito a muita gente mas não resiste ao seguinte argumento: - se o pessoal de Guimarães é racista por que carga de água é que só Marega tem 'direito' às semelhanças com os símios?! É que havia mais pretos em jogo com a camisola do Porto!

E passamos ao terceiro e último ponto: - se pelos insultos e cânticos entoados pelas várias claques que temos, nos vários recintos desportivos que existem, quisermos tirar alguma conclusão sobre a actual mentalidade lusitana, o melhor é chamar todas as ambulâncias do mundo e os melhores psiquiatras do universo. Que dirão que não é racismo, não senhor, é alienação. Alienação geral, dos que cantam e dos que ouvem cantar.


Saudações azuis

Sem comentários: