segunda-feira, outubro 01, 2012

Os ‘grandes’ e o serviço público!

Os três ‘grandes’ clubes do futebol português, são grandes em tudo! Na massa associativa, nas dívidas ao estado, nos favores da arbitragem, e naturalmente, no tempo de antena que desfrutam nos principais canais de televisão. Mais, existem alguns destes canais (SIC e TVI) que apenas se dedicam à notícia e ao comentário sobre o Benfica, Sporting e Porto. Os outros clubes só aparecem no caso de terem jogado ou irem jogar contra aqueles três clubes! Não escapa a este hábito (digamos, tão desportivo) a própria televisão pública. O programa ‘trio de ataque’ é um bom exemplo.

A ditadura das audiências é o argumento mais utlizado para tal ‘alinhamento’, e o mínimo que se pode dizer é que se trata de um argumento bastante discutível uma vez que a matéria em análise tem natureza competitiva, onde é suposto haver algum equilíbrio entre os contendores. Não sendo assim, e o problema é que não é assim, mais se impõe, em minha opinião, um enfoque informativo que reequilibre aquilo que entretanto foi (e continua) desvirtuado, ou seja, a competição.

Mas isto sou eu a falar, e todos sabemos que vozes de burro não chegam ao céu.


Saudações azuis



Nota básica:

1. O Belenenses também já beneficiou, quando era grande, de maior atenção (por parte dos media) do que os outros clubes mais pequenos. Isso é verdade. Mas as coisas estão hoje muito piores. Não há qualquer comparação.

2. Este desprezo pelo mais pequeno é de certo modo incoerente (e até inexplicável) face ao discurso sobre ‘os mais desfavorecidos’, que enche a boca dos políticos, em geral, e da esquerda unida, em particular!