sexta-feira, agosto 07, 2009

Recomeçar

Eu quero um clube dirigido de cima para baixo, por quem foi eleito para tal, um clube onde todos os sócios sejam iguais face aos Estatutos. Um clube a recomeçar do zero, do zero onde estamos, do zero onde nos colocaram toda uma série de factos e factores que já nem interessa relembrar ou discutir, porque foram tantos os erros e tantos os implicados que os poucos sócios que restam não poderiam, mesmo que quisessem, arcar com as culpas! Nem esse julgamento serviria para nos retirar do zero que padecemos.
Um clube centrado no futebol, sem modalidades, sem claques, sem núcleos, que nem sei o que seja, sem heróis e heroínas a quem tenhamos de render permanente homenagem, ou ficarmos eternamente gratos pelo zero a que chegámos.
Respeitaremos os Fundadores. O símbolo é a Cruz de Cristo e ponto final. Do passado, que nos sirva de guia o último campeonato que ganhámos. Já que as taças de Portugal (exceptuando a primeira) foram momentos felizes mas passageiros. O resto é para esquecer.
Eu quero, em suma, um clube democrático, com todas as contingências que a palavra (e a ideia) possa ter sofrido. Com os órgãos legítimos, sem invenções, sem o ‘assembleísmo permanente’, que é a doença da democracia.
A Direcção que governe como entender, sem comprometer o património que recebeu (e para fiscalizar existe um órgão próprio) e será julgada no fim do mandato. Terá de ser assim, porque quem vota são sócios, e a direcção (qualquer que seja) é o resultado dessa vontade.
Reconstruamos um clube onde caibam todos os belenenses, onde todos se possam expressar livremente, mas sem pôr em causa os direitos dos outros.
E que haja diálogo aberto, franco, sem constrangimentos ou tabus, para isso serve o convívio associativo, servem os blogues, cada qual com as suas características, porque não existem duas coisas iguais neste mundo.
E, claro, sempre haverá espaço para a intriga, é humano, a velha oliveira foi arrancada, mas não a má-língua.

Saudações azuis.

Sem comentários: