domingo, agosto 03, 2008

“O povo é sereno…”

Estive em Setúbal, não estive na Reboleira, o que está escrito sobre este jogo de preparação foi o resultado de dois curtos telefonemas, um ao intervalo e outro no fim do jogo. Li entretanto alguns comentários na blogosfera azul que confirmam a opinião que tenho sobre os jogadores e a equipa. E como não preciso de ‘pareceres’ para esconder o que penso, o meu juízo é o seguinte:
Já não há jogos a feijões, e estes encontros de preparação não fogem à regra, deixam pistas mas também deixam marcas e por isso ninguém gosta de perder. Dito isto não vamos dramatizar, até porque não vale a pena, nem acrescenta nada. Uma coisa é certa, os jogadores que contratámos este ano têm bom nível individual e alguns têm grande margem de progressão. Quanto ao treinador não precisa de provar nada a ninguém.
E posso acrescentar que pela primeira vez em muitos anos temos várias opções a meio campo:

Vinicius (é rápido, desequilibra e sabe meter uma bola à frente dos avançados).
Edmilsson (é um jovem armador de jogo que precisa apenas de se adaptar ao futebol europeu).
Maykon (um interior esquerdo que joga e faz jogar uma equipa).

Só que ainda não temos equipa, porque uma equipa constrói-se de trás para a frente e aí é que tem residido o problema. Não é fácil (e demora tempo) a rotinar uma defesa. E mais tempo demora quando existe a necessidade de se fazerem experiências.
Além disso temos que perceber que o guarda-redes é normalmente uma peça importante neste equilíbrio e como tal as sucessivas (e também necessárias) trocas na baliza não têm contribuído para dar estabilidade ao sector.

Voltando á Reboleira e perante as dúvidas que assaltam alguns adeptos sobre o valor dos reforços, eu pergunto: acreditam mesmo que com Rolando, Alcântara e Alvim na equipa conseguíamos jogar a passo e ganhar ao Estrela da Amadora?!
É preciso não esquecer que hoje existem muitos jogadores de valor semelhante, e quem ganha é quem corre mais e quem tem mais vontade de ganhar.
Haja portanto esperança… foi só fumaça.

Saudações azuis.



Comentário:
de SPM


Este jogo, depois da ida a Setúbal, acabou por ser uma pequena desilusão, mas apenas porque confirma que ainda não temos equipa.

As dimensões do campo e a boa prestação da equipa de Lito Vidigal, surpreendente até para os adeptos locais, apenas ajudaram a perceber que estamos atrasados nesse aspecto.
No que diz respeito à qualidade individual de cada jogador, apesar da derrota, nota-se até uma evolução em relação a Setúbal.

Já com Gavilan em campo e o Caciano na sua posição… temos que melhorar muito na defesa, principalmente na dupla de centrais, mas por exemplo o China esteve melhor que em Setúbal e o Baiano confirmou que pode e deve ser a opção. Em geral não fiquei desiludido com nenhum jogador, acho apenas que devíamos ter mais opções para as laterais para o Cândido poder jogar a meio campo onde rende mais.

No meio campo, o Meycon é bom jogador, o Vinicius foi recuado para melhorar o seu jogo defensivo e parece ser também uma boa opção. Temos também o Mano e o Alicio que vão merecer as suas oportunidades, mas claro que o Silas e o Zé Pedro têm que subir de rendimento para a equipa funcionar apesar de que ainda falta ver o Organista em acção. E se o meio campo não rende, o que dizer do ataque?

Não há goleador que resista, ainda assim tivemos uma única oportunidade de golo, numa desmarcação do Vinicius, se não me engano, que deixou o Roncato e o JP Oliveira na cara do GR, os dois acabaram por se atrapalhar e o Roncato rematou ao lado.

Enfim, sofremos 5 golos e marcamos apenas dois, em jogos de preparação com equipas que mostram que o campeonato pode vir a ser bem competitivo.

Uma nota final à forma como os adeptos do Belenenses foram bem recebidos quer em Setúbal quer na Reboleira, gostei de assistir a estes dois jogos, na central, misturado com os adeptos locais e espero que estas duas equipas façam um bom campeonato e fiquem quase tão bem classificadas como o Belenenses.

Saudações azuis.

Sem comentários: