terça-feira, julho 07, 2020

O VAR leonino e o irritante Amorim!


Isto de facto é uma república verde rubra totalitária! Verde rubra na bandeira carbonária, verde rubra no provincianismo bacoco, e verde rubra na bola! Com tanto verde rubro até me espanta como é que o Porto existe e o Belenenses ainda resiste!
Pois bem, ontem vi o jogo Moreirense-Sporting, pareceu-me que seria um duelo interessante e além disso podia aquilatar da força do nosso próximo adversário. Naquele que será um jogo decisivo. Mas também aproveitei para confirmar o clima de favor de que o actual Sporting beneficia, quer por parte das arbitragens, quer por parte dos 'comentadores' que enxameiam a nossa praça. Um coro uníssono a lembrar a Coreia do Norte!

O jogo em si foi equilibrado enquanto estavam onze contra onze e só após a expulsão absurda do central dos cónegos (quem faz falta é o avançado do Sporting) é que passou a ser dominado pelos leões. Mas este não foi o primeiro lance de escandaloso benefício leonino. Muito antes, aos 34 minutos de jogo Borja tem uma entrada duríssima a pés juntos sobre um avançado local e o árbitro apenas mostrou o cartão amarelo. Houve um silêncio pesado, os comentadores da Sport TV caladinhos que nem ratos e o VAR nem sequer pestanejou! Se tivesse sido ao contrário teria havido o habitual cortejo de visualizações e o infractor ia de certo para a rua. Curioso que este lance nunca mais mereceu destaque, ou qualquer referência por parte dos entendidos, que preferiram fixar-se nuns agarrões que aconteceram aos 96 minutos na sequência de um canto! Agarrões, iguais a tantos, que o árbitro naturalmente deixou passar, mas que ainda assim, a insistência do VAR foi obrigado a revisitar. Seria o penalty 'redentor' mas provávelmente ciente dos erros graves já cometidos, achou que era demais. E mandou seguir o jogo.

É por tudo isto que o nosso futebol nunca deixará de ser uma batota pegada, fruto de um vírus altamente contagioso e a que ninguém escapa. Nem as jovens gerações de treinadores como Rubem Amorim, que independentemente dos seus méritos, já revela sinais da doença! No fim veio queixar-se de 'dois penalties e da não expulsão do defesa esquerdo'! É preciso ter lata!

Sem comentários: