terça-feira, abril 26, 2005

O nacional-benfiquismo no seu melhor

Antes de mais uma advertência sobre a expressão que serve de título – não envolve qualquer desrespeito sobre o S.L. e Benfica que é um prestigiado Clube do futebol Português. A expressão pretende apenas retratar uma mentalidade terceiro-mundista, que continua em grande voga no nosso País e que a prosseguir ameaça reduzir-nos à condição de pequena região ibérica (tudo com letra pequena).
Vem tudo isto a propósito do recente Estoril-Benfica realizado no Estádio Municipal do Algarve aonde ocorreu uma multidão ululante a apoiar massivamente o Clube Grande de Lisboa. Deixando por agora de lado os aspectos mais ou menos obscuros que rodearam a deslocação do jogo para o Algarve e o branqueamento da situação que a maior parte da comunicação social se esforçou por fazer, o que me impressionou e assusta foram os níveis de alienação e orfandade que aquela multidão de Algarvios transmitia! Sim, porque a maioria daqueles adeptos (de quê?) vivem naquela região.
De novo a pergunta incómoda: no Estádio do Algarve se o adversário do Benfica fosse, não o Estoril mas o Farense ou o Louletano, quem é que a multidão apoiaria?
Já perceberam o que é o nacional-benfiquismo?

Nota básica: Nos Países civilizados (portanto livres e independentes) o único Clube Nacional que existe é a Selecção Nacional.

Post Scriptum: O passeiozinho de charrete de Macário Correia, muito contente, a inaugurar a casa do Benfica de Tavira, dá-nos a certeza que o Algarve não terá tão cedo um clube na Super-liga.
JSM

Sem comentários: