sexta-feira, dezembro 24, 2021

Temos consoada, mas não há presentes!

O Pai Natal não foi a Vila do Conde mas os rapazes por tudo o que fizeram até mereciam mais qualquer coisa. Filipe Cândido está a conseguir o milagre de construir uma equipa que, se tudo bater certo, pode discutir o resultado em qualquer campo. O problema é que aqui e ali surgem as inevitáveis falhas, aparentemente pequenas, mas todas somadas, inviabilizam o tal objectivo primeiro que é a vitória. 

Ontem o Belenenses tomou conta do jogo logo desde o início, adiantou-se no marcador e em circunstâncias normais chegaria ao intervalo a vencer. Não aconteceu porque como já era esperado Nilton Varela, que tem algumas qualidades quando arranca pelo corredor, é um zero no jogo aéreo defensivo. Não é de agora, já expliquei isto, sempre foi. E a pergunta é: - conseguirá Filipe Cândido resolver este problema em tempo útil?!

Outro problema latente tem a ver com a definição do último passe, ora entregue aos irritantes arabescos de Afonso Sousa, ou então ao promissor César Sousa que ainda falha muito passe. Aqui, já admito que Filipe Cândido possa resolver o assunto que passa pelo excesso de confiança de (Afonso) e pela pouca confiança de César.

Do lado direito temos dois jogadores muito parecidos, ambos com pouco discernimento. Será que o treinador consegue dar-lhes o discernimento que lhes falta?! 

Quanto ao ataque o regresso de Safira aumenta as opções que neste momento estão reduzidas ao papel de pivot de Camará e às deambulações de Pedro Nuno. Camará faz o que pode mas já não tem arranque ou velocidade para muito mais. Pedro Nuno está melhor mas ainda longe do jogador que era antes da lesão. E a pergunta é: - conseguirá Filipe Cândido inventar um ataque, que para além de criar oportunidades, que é o principal, consiga também concretizar?!

E para completar as Boas Festas uma última interrogação. De quem foi a ideia de pôr dois esquerdinos a marcar penalties?!

 Embora hoje se digam muitos disparates sobre o assunto o esquerdino tem tendência  a atirar para o melhor lado dos guarda redes (o lado esquerdo) pois estes são maioritáriamente destros. E assim podem encurtar o ângulo com a mão direita. Se têm dúvidas perguntem aos guarda-redes.

Saudações azuis

Sem comentários: