quinta-feira, dezembro 30, 2021

A Liga não existe!

 

Quando escrevemos sobre a inércia da Liga face à pandemia ainda não sabíamos que o jogo com o Famalicão ia ser adiado. Não sabíamos nós nem sabia ninguém uma vez que a decisão surgiu pouco antes da hora marcada para o início da partida. Três horas antes, dizem. O adiamento não está em causa, uma vez que a saúde pública está em primeiro lugar, o que está mais uma vez em causa é o papel da Liga nisto tudo! Nomeadamente a desigualdade de tratamento que persiste dando a ideia que uns são filhos e os outros enteados!


Por isso tem razão Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, quando questiona a Liga de Clubes, quer sobre a desigualdade de tratamento de que o Belenenses tem sido alvo, quer sobre a fundada suspeita de que a Liga navega ao sabor da corrente. Sem rumo definido.


Transcrevemos o essencial da comunicação de Rui Pedro Soares:


'A poucas horas da partida com o Famalicão, da 16.ª jornada da Liga, o Belenenses SAD foi surpreendido com o adiamento do jogo. Em causa estavam vários surtos no conjunto famalicense que levaram o delegado de saúde a decretar o isolamento da equipa durante cinco dias.

 

Uma decisão que Rui Pedro Soares denunciou como «desigual», depois de a equipa do Belenenses SAD ter sido obrigada a cumprir um isolamento de 14 dias pelas autoridades de saúde, também devido à presença de casos positivos.


«O Belenenses SAD teve um surto a 27 de novembro e a delegada de saúde de Oeiras colocou em isolamento profilático todos os casos negativos durante 14 dias. Hoje [quarta-feira], fomos surpreendidos com o delegado de saúde de Famalicão a decidir um isolamento de cinco dias. No nosso caso, os casos negativos fizeram testes ao sexto e ao décimo dia em que apareceram positivos. Ou seja, a situação deu razão à delegada de saúde de Oeiras. Por isso, queremos uma explicação pública de quem a tiver que dar, esta é uma suspeita grave que ultrapassa muito o futebol»


Questionando o adiamento tão em cima da hora: «Esta situação não me surpreende, temos assistido à mesma coisa em Inglaterra, mas queremos saber quando é o que delegado recebeu a informação para adiar o jogo. No caso do Benfica, os resultados do PCR chegaram as 17 horas, foi tomada uma decisão às 19.15 horas, sendo que o jogo era às 20 horas. Quando é que o delegado de saúde de Famalicão recebeu os resultados para tomar uma decisão tão em cima da hora?»


«É evidente que existe uma desigualdade desportiva gritante. O que é a Liga vai dizer sobre isto» Continuar calada? É que na última Assembleia-Geral decidiu-se que ia haver um regulamento diferente para a mesma situação e também se aprovou que quando um plantel está todo em isolamento só pode jogar cinco dias depois. No caso do jogo com o Estoril [0-1], nós estivemos 14 dias sem sair de casa e jogámos no dia seguinte. São dois jogos em que fomos prejudicados com a questão do Covid e o tratamento desigual que há».


Um apelo

 

O líder dos azuis aproveitou ainda para apelar a Pedro Proença para a realização de uma Assembleia Geral que permita a um novo desenho do calendário, como contingência para um possível aumento de jogos adiados.

 

«A Liga tem de se pronunciar publicamente sobre tudo o que se está a passar. Temos surtos, o número de jogos adiados vai acumular-se e temos de saber se este calendário vai continuar assim, antes das coisas ficarem irremediáveis. Corremos o risco do campeonato não chegar ao fim na data que está prevista. Isto é muito óbvio. Vamos só acordar para esta realidade em março ou abril, marcar uma nova Assembleia Geral, todos aos gritos, porque o campeonato está a acabar e temos equipas com três jogos em atraso? É desvirtuar a verdade desportiva. Eu estou a avisar para esta situação a 29 de dezembro», concluiu.'


(Transcrito do Jornal A Bola)


Saudações azuis

Sem comentários: