quinta-feira, setembro 30, 2021

Federação irresponsável, sorteio ilegal!

 

Que a Federação Portuguesa de Futebol não queira assumir as suas competências e ande permanentemente à boleia da justiça comum, isso é mau para o nosso futebol, mas já estamos habituados. Agora aquilo a que não nos podemos habituar é que a Federação, como representante do estado, não saiba cumprir a lei!


Isto vem a propósito da autêntica palhaçada que foi admitir no sorteio da Taça de Portugal um clube que já se encontra representado no mesmo sorteio! Refiro-me evidentemente ao Clube de Futebol 'Os Belenenses', do qual sou sócio há mais de sessenta anos, mas que á face da lei em vigor tem uma SAD, tem uma equipa de futebol profissional, não podendo por isso competir com a mesma em provas oficiais. Isto é óbvio, está na lei, e neste sentido o sorteio da Taça de Portugal está ferido de ilegalidade.


A querela judicial é outro assunto. A Federação sabe que existe, e enquanto não estiver resolvida, manda o bom senso que ninguém ponha a carroça à frente dos bois, Até porque o mais certo é a Relação confirmar a decisão do tribunal de primeira instância, que já se pronunciou sobre a questão de fundo (a única que interessa) dando razão aos argumentos da SAD.


Isto significa, nem mais nem menos, que os direitos desportivos do Clube de Futebol 'Os Belenenses' pertencem à actual SAD, podendo esta voltar a utilizar os símbolos que definem o clube. E neste sentido pergunta-se: - o que faria a Federação caso o sorteio ditasse uma eliminatória entre o Clube e a SAD?!

Que ainda por cima seria realizada no Restelo?! E o que faria também se a equipa profissional do Belenenses se apresentasse no Restelo com o mesmo equipamento que a equipa patrocinada pelo Clube?! Uma situação que a Federação há muito deveria ter prevenido e tem meios para isso.*


São perguntas pertinentes que ficam sem resposta enquanto tivermos uma Federação muito badalada lá fora mas incapaz de resolver os mais elementares problemas domésticos.


No sorteio da Taça de Portugal o Belenenses desloca-se a Guimarães para jogar com o Berço.


Saudações azuis


* Uma das soluções no que à Taça de Portugal diz respeito seria colocar a equipa amadora do Clube no mesmo plano das equipas B de outros clubes. Pelo menos até que a questão judicial se resolva.


Sem comentários: