terça-feira, setembro 28, 2021

Equívocos na primeira parte, boa reacção na segunda!

 

Estava tentado a não escrever mais crónicas e aproveitei umas pequenas férias para me esquecer do Belenenses. Impossível esquecer embora comece a dar sinais de cansaço em relação ao percurso que vamos seguindo. Mas cá estou eu novamente para dar voz áqueles que não têm voz e ainda sofrem e esperam uma nova alvorada.


Ontem e como vem sendo habitual as coisas correram mal logo de início, com uma formação que já provou ser incapaz de alcançar vitórias. Uma defesa a cinco (sempre muito recuada e asneirenta), um meio campo perdido e demasiado frágil (Cafu, César Sousa e Afonso Sousa) e dois pontas de lança sem bola (Ndour e Safira). Nestas condições o Paços fez o que quis, marcou dois golos sem grande esforço e até podia ter marcado mais. Nós passámos toda a primeira parte a cheirar a bola!


Petit corrigiu ao intervalo. Passou para uma defesa a quatro, preencheu e encurtou o campo, e o Belenenses começou a dar luta aproximando-se com perigo da área adversária. O jogo passou a ser dividido, com sinal mais azul, e conseguimos aquilo que parecia impossível – marcar dois golos chegando assim ao empate!


Conclusões: - este plantel não suporta uma defesa a cinco, desde logo porque não tem um comandante acima da média, e por isso a defesa fica toda lá atrás, com medo, deixando a equipa longa demais e sem apoio. Neste contexto tudo se complica. Aliás sofremos golos com os nossos defesas a atropelarem-se uns aos outros e sem atinarem com as suas posições. Se por acaso recuperávamos a bola não havia possibilidades de a manter e a solução era lançar os desamparados pontas de lança. Espero portanto que a equipa técnica tire as devidas ilacções do que aconteceu.


Destaques: - o grande destaque é Safira que correu muito durante o jogo todo, vai a todas, e tem golo com a cabeça ou com os pés.


Sugestão de equipa para o próximo jogo: Luís Filipe, (Carraça, Yoan Tavares, Tomás Ribeiro e Chima Akas), (Cafu, Sandro*, César Sousa e Afonso Sousa), (Camacho e Safira). Na segunda parte e consoante o andar da carruagem entram Pedro Nuno e Ndour. Saiem Camacho e César Sousa.


Saudações azuis


*Espero que Sandro esteja em condições de jogar na linha média fazendo dupla com Cafu.


Nota: o Jordan van der Gaag está lesionado?!


Sem comentários: