segunda-feira, dezembro 09, 2019

Azul Belém!


A primeira agradável surpresa foi o azul e branco ancestral, a lembrar os bons velhos tempos! Também gosto do azul escuro mas este é mais Belém! A segunda agradável surpresa foi a postura da equipa face a um adversário poderoso, postura que surpreendeu e depois do bonito golo de André Santos podia ter levado o Belenenses a outro patamar! Mas ainda sobre o André Santos ficou provado que precisa de liberdade para pisar terrenos mais adiantados. Foi assim em Tondela e terá que ser assim no futuro. Aliás a sua substituição foi um erro, não era ele que deveria ter saído para entrar o terceiro central. Mas sim Varela. E para falarmos em Varela tenho que falar nas coisas desagradáveis que também aconteceram. E não há que pôr panos quentes no assunto. Com efeito aquela perda de bola (com a equipa toda subida) e que dá origem ao penalty não pode acontecer. Nem isso nem as hesitações constantes com atrasos de bola comprometedores. Estamos a falar de um jogador experiente.

Mas voltemos ao agradável que encheu de satisfação os corações azuis! E o mais relevante desta exibição não foi o resultado mas o facto de termos criado oportunidades de golo para marcarmos mais. Isso é que é difícil em relação à equipa de Sérgio Conceição. Uma equipa que habitualmente não consente ocasiões de golo aos seus adversários. Tem contudo pontos fracos sendo que o maior deles é a enorme dificuldade em marcar golos em jogo corrido. Valem-lhe as bolas paradas. Pedro Ribeiro sabia disso e tratou de agravar as dificuldades portistas nessa matéria. Por isso que o erro de Varela se tornou decisivo. Estou até convencido que se chegássemos ao intervalo com um a zero talvez houvesse uma surpresa maior. Isto se mantivéssemos a chama do contra ataque acesa...

Para finalizar e numa equipa que valeu pelo conjunto tenho ainda assim de destacar alguns jogadores:

Koffi – o guarda-redes que vale pontos! Valeu no início da época, inexplicavelmente foi substituído depois de Famalicão, felizmente voltou e os pontos voltaram. Não é só pelo que joga mas pela segurança que transmite ao resto da defesa.
Tomás Ribeiro – o central discreto mas omnipresente! Grande exibição!
Show – um médio defensivo que sabe sempre o que fazer à bola. Um exemplo para os médios! E quando aprender a rematar à baliza, as suas arrancadas podem fazer estragos!
André Santos – o nosso 'Pizzi'!

Resultado final: Belenenses 1 – Porto 1

Saudações azuis

Sem comentários: