sexta-feira, fevereiro 01, 2019

Tinta azul...


Quem tem a amabilidade de ler o que escrevo já sabe que escrevo aquilo que penso, sem pedir licença a ninguém. E a única censura que faço tem a ver com o que entendo serem os superiores interesses do Belenenses. Mas sou eu novamente que decido o que significa ser Belenenses hoje.

Também não tenho informação privilegiada, embora a pudesse ter, e de vários quadrantes. Não a tenho porque não quero. Assim corro o risco de estar mal informado, de escrever alguns disparates mas não corro o risco de me tornar 'cartilheiro' (ou prisioneiro) seja de quem for. Este preâmbulo, nos tempos que correm, é sempre útil.

Comecemos pelo Bonfim. E parece que voltámos cem anos atrás, com a casa às costas, uma sina que se repete mas que era previsível. Deve andar pelos meus escritos iniciais a perplexidade de um Restelo cheio de quintas e quintinhas, repleto de modalidades e o futebol cada vez com menos espaço. Marinho Peres, quando ganhou a última taça de Portugal, já era obrigado a treinar no estádio nacional para poupar o relvado do Restelo! Mais tarde surgiram as academias de formação dos nossos rivais. E o Belenenses parado no tempo. Onde está a nossa academia para a formação?! Onde foi lançada a primeira pedra?! Enfim, continua tudo por fazer.

Sendo assim espero que o presidente da SAD resolva o assunto o quanto antes. De preferência no concelho de Almada, muito embora a ponte Salazar, como o nome indica, já não resolva os problemas de tráfego que resolvia no tempo de Salazar. Não basta mudar o nome da coisa. Voltando à academia, se já a tivéssemos, era muito provável que ainda jogássemos no Restelo.

O mercado de Janeiro. O mercado de janeiro em Portugal é uma farsa. Todos sabem que o tempo das vacas gordas, leia-se BES, Caixa Geral de Depósitos, etc., já passou e por isso os 'clubes do estado' só têm uma alternativa – reduzir drásticamente a folha salarial. E promoverem os juniores. É o que está a suceder. Apesar dos esforços desesperados dos cartilheiros que nas televisões continuam a sonhar com grandes aquisições!

No que toca ao Belenenses creio que a SAD fez aquilo que tinha que ser feito. Aproveitou para realizar algum encaixe financeiro, promoveu alguns jogadores interessantes dos sub 23 (Robinho é uma esperança!) e conta com a capacidade de Silas e companhia para fazerem o resto. Recorde-se que o Fredy que agora foi para a Turquia não tinha nada a ver com o Fredy que eu conhecia. E é verdade, transformou-se num dos 'cinco melhores jogadores da Liga', para usar as palavras de Silas. O potencial estava lá mas só Silas o soube desenvolver. E ainda demorou algumas jornadas.

Mas é claro que nos faltam sempre soluções. Que já faltavam. Contra o Porto as substituições que fizemos nada acrescentaram. O plantel está muito justo. Vamos ver no que dá este jogo com o Moreirense em Setúbal!


Saudações azuis



Nota: Até parece que conheço o Rui Pinto pois adivinhei logo o que o rapaz ia dizer mal tivesse oportunidade de falar. Que a sede de justiça em Portugal tem mais a ver com sabotar investigações, queimar escutas, deixar os processos prescrever, do que com a descoberta da verdade! Ou a denúncia da corrupção. O rapaz é bruxo!

Sem comentários: