segunda-feira, março 31, 2014

Os adeptos vivem de vitórias

Com a consideração que me merece, e embora reconhecendo o esforço feito para reduzir o passivo, custa-me ver o presidente do Belenenses reduzido a presidente das modalidades! Ou então de projectos que se vão repetindo e pouco têm a ver com uma equipa de futebol competitiva. Dir-se-á que isso é com a SAD e eu fico na mesma, ou seja, frustrado.
Explico:

Os adeptos não vivem de requalificações, complexos desportivos, pavilhões polivalentes, esse discurso é interessante mas interessa apenas àquela minoria que passa a vida no clube como se o clube fosse uma tasca ou um quiosque onde se compra o jornal todos os dias. Essa ideia de clube recreativo é medíocre e nefasta ao Belenenses. É a carroça à frente dos bois.

Outra ideia nefasta é a presunção de obter receitas fora da indústria do futebol, quer seja em arrendamentos ou concessões de terrenos para actividades que nada têm a ver com a prática desportiva. E aqui abro um parêntesis para repetir: - na fase de penúria e quase eclipse em que nos encontramos, ter outras modalidades para além do futebol, é um luxo. Nesse sentido só deveríamos manter aquelas que possam exibir-se num nível competitivo aceitável. Para bom entendedor…
Nada evidentemente contra as escolas e a formação das modalidades com tradição no Clube. Desde que, também evidentemente, esteja salvaguardada a formação do futebol.

Mas voltando às receitas geradas por outros negócios nada melhor do que o exemplo do Bingo! Parecia a galinha dos ovos de oiro, era o melhor Bingo de Lisboa, mas esse facto não impediu o contínuo afundamento do Clube. Mais, acrescentou vícios de gestão que nunca mais o abandonaram. Resultado: - as receitas do futebol passaram para segundo plano, as do Bingo eram boas e certas e não estavam dependentes das vitórias. E o que era bom tornou-se lentamente um veneno. Aconteceu também noutros clubes. É verdade, e também se afundaram.

As piscinas foi outra miragem: - outra mina de oiro em perspectiva! E tinha a vantagem, diziam, de transformar os nadadores em sócios do Belenenses. O pior é que os ditos sócios, quando se tratava de futebol, não frequentavam o Restelo, mas sim a Luz e Alvalade. Não seria assim se tivéssemos uma equipa de futebol competitiva mas isso deixou de ser vital para as sucessivas Direcções que passaram pelo Clube. Reparem que eu usei a palavra ’vital’.

Finalmente os adeptos que se afastaram. Eles só regressarão quando o Belenenses regressar àquilo que foi. Ou pelo menos, quando sentirem fortes sinais de que isso pode vir a acontecer. De contrário, vai ser sempre pior. Pode o estádio estar sempre aberto, requalificado ou não, em não havendo vitórias, estará sempre deserto.


Saudações azuis