segunda-feira, janeiro 12, 2009

Felizmente, há lógica…

O futebol não sendo uma ciência exacta não deixa contudo de ter a sua lógica e nesta ordem de ideias temos que admitir que aquela primeira parte do jogo de Braga já indiciava um Belenenses colectivamente capaz de subir na tabela classificativa.
O Sporting de Braga não era uma equipa qualquer, tinha e tem imensas soluções atacantes (e quem as tem na Liga portuguesa tem também enorme vantagem competitiva), e mesmo assim viu-se e desejou-se para marcar o primeiro golo. Acabámos vencidos por um adversário indiscutívelmente mais forte e a quem concedemos algumas ‘incompetências’ que não estavam no programa.
Em Vila do Conde apresentámo-nos dominadores e face a um Rio Ave sempre difícil no seu terreno, conseguimos uma vitória justa e muito importante. Diga-se que Jaime Pacheco foi feliz (e corajoso) nas alterações (forçadas) que introduziu no plantel mas isso também faz parte da lógica do futebol. Saúde-se nesse aspecto a exibição de Diakité, um reforço com provas dadas no futebol português, e ainda o junior Pelé que vi actuar no Pragal onde me deixou óptima impressão. E por uma questão de justiça salientar a actuação de Organista (finalmente com pedal) numa zona do campo crucial para as aspirações de qualquer equipa.
.
Resultado final: Rio Ave (0) – Belenenses (1). Golo de Diakité.
.

Como não há regra sem excepção, na segunda circular o futebol é de facto uma ciência exacta: - ontem, por exemplo, o país inteiro pôde verificar que apenas Benfica e Sporting estão autorizados a candidatarem-se aos ‘fundos europeus’ servidos anualmente na chamada ‘Liga milionária’! O Braga foi desta vez a vítima ocasional, mas isto é um recado para todos e naturalmente para o Belenenses. E o recado é simples: enquanto não acabarmos com esta vergonha nacional ninguém deveria queixar-se das arbitragens. Deveria, sim, perguntar aos poderes públicos se vale a pena realizar um campeonato nacional a fingir, um campeonato de ‘cartas marcadas’?!

Saudações azuis

Sem comentários: