sábado, abril 04, 2020

O campeonato está feito


De vez em quando passo pelos canais desportivos e verifico que há ainda uns maduros que acreditam na possibilidade de jogar as dez jornadas que faltam em tempo útil e assim coroar o novo campeão! Sim porque a única preocupação é essa, sendo que logo a seguir deve ser quem vai receber os milhões da Champions! Pelo meio e para despistar falam nas descidas e subidas. Por fim ficaram muito aborrecidos porque a UEFA descartou para cada país a resolução do problema. Uma espiga para o Proença e outra para o Gomes que em matéria de decisões difíceis já sabemos como é.
Pois bem, vou dar-lhes uma ajuda.

E a primeira ajuda é dizer-lhes que esta pandemia é um facto real e mesmo que abrande e estabilize só poderão realizar-se eventos que envolvam contactos de grupos de pessoas daqui por ano e meio, prazo estimado para haver uma vacina. E estou a ser optimista. Portanto o próximo campeonato só começará em 2021. Campeonato esse que terá de ser equacionado em moldes muito diferentes daqueles a que estamos habituados. Idem para as provas da UEFA. Até lá cabe a cada país definir as classificações, e por consequência os apurados para aquelas provas.

Segunda ajuda: - Sendo o campeonato uma prova de regularidade, cumpridos mais de dois terços do mesmo, pode dizer-se que a dez jornadas do fim a classificação acaba por reflectir alguma justiça competitiva. Quem vai em primeiro, vai em primeiro, quem vai em último, vai em último, e quem vai à Europa também já ocupa aquelas posições. É verdade que realizando-se aquelas jornadas em condições normais, e repito, em condições normais, era possível que alguma mudança pudesse ocorrer. Mas seriam muito poucas ou nenhumas. E podemos retirar já uma conclusão importante: - imaginando que se conseguiam realizar as dez jornadas que faltam elas nunca iriam ocorrer em 'condições normais' e isso sim afectaria a verdade desportiva.

Terceira e última ajuda: - numa análise mais fina à actual classificação e apontando para os casos mais sensíveis (os primeiros e os últimos) não ignorando que se trata de uma prova a duas voltas, poderia permanecer alguma dúvida entre as equipas que ainda não se tivessem defrontado na segunda volta. Mas nem por aqui há motivos para pôr em causa a justiça desportiva. O FC Porto que vai à frente ganhou os dois jogos ao Benfica, seu competidor directo. Quanto ao Portimonense (penúltimo/16 pontos) e ao Paços de Ferreira (antepenúltimo/22 pontos) que ainda não se defrontaram nesta segunda volta a situação é a seguinte: - em Portimão houve um empate e o resultado em Paços de Ferreira, só por si, e dada a diferença pontual nada viria mudar.

Este é o meu critério e são estas as minhas ajudas. Para além disto a Federação e a Liga podem e devem compensar algum prejuízo que possa haver nas descidas de divisão nestas condições. Embora como disse, os 'condenados' (Aves e Portimonense) já estivessem praticamente condenados.

Sem comentários: