domingo, outubro 20, 2019

Pevidém, campeões por decreto e centralização dos direitos televisivos no próximo século!


Escrever qualquer coisa sobre este país, ou espécie de país, não é tarefa fácil, sendo que o melhor é abordar cada tema com algum cuidado. Vamos por partes, vamos até Pevidém onde o Belenenses conseguiu eliminar a equipa local, fugindo assim a um destino que nos últimos anos não tem sido brilhante. 

Sabemos muito pouco sobre o jogo o que também não é novidade numa semana recheada de acontecimentos importantes. O avanço da Turquia sobre a Síria, o Brexit iminente, tumultos em Barcelona, e claro, a deslocação do Sporting a Alverca do Ribatejo! Este sem dúvida o acontecimento número um para os nossos media e com honras de transmissão em directo no canal público. Ontem, para compensar o Coimbrões, transmitiram outro jogo da Taça, desta vez com a participação do FC Porto. Porque se trata ainda das primeiras eliminatórias imagino que a partir dos quartos de final a RTP já tenha a programação repleta. 

Os campeões por decreto é outra das conclusões a que podemos chegar sempre que a FPF e a Liga se juntam para tomar 'decisões'. E lá surgem os 'grupos de trabalho' para estudar as alterações que nos outros países já vigoram há alguns anos, mas que em Portugal só podem ser implementadas se não houver nenhum prejuízo para o Benfica, Sporting e Porto. Sendo que os outros clubes é como se não existissem. Portanto admito que daqui a dez anos a centralização dos direitos televisivos entre em vigor em Portugal. Numa altura em que provávelmente o resto da Europa já está noutra onda. Atraso é isso mesmo. Gostar de ser atrasado, é um vício.

Mas não podia terminar sem falar mais um pouco do Belenenses e da sua trajectória. Começámos a marcar golos, quer na vitória dos sub 23 sobre o Famalicão, quer na eliminatória com o Pevidém. Começando pelos sub 23, um projecto que julgo todos os belenenses acompanham, esta vitória coloca a equipa num lugar que dá apuramento para segunda fase e que seria útil manter mesmo sabendo que os objectivos principais não são esses. Mas os adeptos precisam de conquistas para se animarem.

Sobre a vitória na Taça nem se fala. E fez bem o treinador em levar a melhor equipa para não haver qualquer surpresa. Como afirmei em cima não sei quase nada sobre o que se passou mas a presença de Show no onze inicial pareceu-me uma boa notícia assim como o golo de Robinho. E já agora o de Licá que tem andado com má pontaria neste início de época.

Saudações azuis

Sem comentários: