sexta-feira, outubro 29, 2021

Uma semana com outros interesses

 

Tive que mudar o chip, outros valores mais altos se levantam, mas vi o último jogo do Belenenses no Bessa. Um jogo já sob o comando do treinador Filipe Cândido. E também vi, claro, a nova assessora para o futebol. Sobre o jogo em si, tenho que admitir que era muito difícil fazer melhor. Os jogadores estão pouco confiantes e do meio campo para a frente não existe uma estrela que pudesse resolver o desafio a nosso favor. Valemo-nos portanto da habitual consistência defensiva, incluindo um meio campo povoado e com a a lição bem estudada, fórmula que impediu o Boavista de criar situações de golo. E as poucas que criou houve mais demérito nosso que virtude alheia.


O problema é que nós não criámos praticamente nenhuma oportunidade de golo. E isso é que é preocupante em especial quando olhamos para as soluções que temos no plantel. Por exemplo NDour como já repetidamente afirmei não tem condições para receber a bola de costas para a baliza. Só é útil se for lançado nas costas da defesa adversária. Curiosamente, isso podia ter acontecido enquanto ele esteve em campo, mas os nossos centrais preferiram trocar a bola cá atrás ensaiando depois outras jogadas, mais elaboradas, mas que não funcionam (por enquanto) com NDour.


Outra insuficiência na transição ofensiva também é de natureza técnica. Os medios que temos são fortes fisicamente, mas defendem melhor do que atacam. Afonso Sousa, que prefiro ver mais adiantado, é a excepção. E também temos problemas laterais. Nomeadamente na lateral esquerda onde Nilton Varela não convence. Sendo alto, foi mais uma vez batido nas suas costas num cruzamento que poderia ter sido fatal*. E é muito lento a recuperar posição. Quanto a Carraça, a jogar debaixo de assobios, vamos esperar que suba de produção.


E pronto. O novo treinador tem muito trabalho pela frente e vamos acreditar que consegue pôr a equipa onde todos queremos que esteja. No cimo da tabela. Vamos também aguardar que algumas das aquisições mais sonantes façam  jus à fama com que foram anunciadas.


Saudações azuis


*Seria preferível apostar nele para reforçar os pontas de lança.

Sem comentários: