quinta-feira, outubro 11, 2007

Ai, Hermínio…

O homem parece ter boa vontade mas com franqueza, considerar uma prioridade para o futebol português colocar chips nas bolas e altas tecnologias na linha de baliza não lembra o careca! Sem ofensa para a careca do Hermínio. O que esta preocupação acaba por revelar é o tremendo clima de suspeição em que vive o nosso futebol e assim nada melhor do que irresponsabilizar ainda mais os árbitros e fiscais de linha, atribuindo à robótica o encargo de tomar decisões difíceis! E as decisões difíceis em Portugal são como todos sabem, marcar penalties contra os três clubes do estado, ou quando jogam entre si, marcar qualquer tipo de falta! Hermínio Loureiro e os árbitros da Liga livravam-se assim de trabalhos e canseiras. Mas não devem ter sorte nenhuma porque não imagino que sejam estas as preocupações da Europa do futebol, pelo menos aquela Europa que organiza os campeonatos mais competitivos e por isso mais rentáveis.
Outra das ideias do presidente da Liga de Clubes consiste em organizar na pré-época um torneio de prestígio com a presença de dois ou três grandes emblemas europeus para defrontarem os melhores classificados na Liga portuguesa. Registo a nuance ‘dos melhores classificados’, já é um avanço na linguagem, mas enquanto não se alterarem algumas das regras que viciam o nosso campeonato, aquele torneio destina-se apenas a encher os cofres dos três do costume.
A taça da Liga foi uma boa ideia faltando apenas dar-lhe o empurrão de uma presença nas competições europeias.
Para o fim uma ideia interessante dirigida aos estádios que não beneficiaram das ajudas do Euro para se modernizarem convenientemente. Hermínio Loureiro promete fundos europeus para o efeito. Penso que o Belenenses poderá candidatar-se a estas ajudas com toda a legitimidade.
A ideia que faltou, mas já é habitual a sua falta, diz respeito à distribuição mais equitativa dos dinheiros das transmissões televisivas, transmissões que deveriam ser negociadas globalmente pela Liga de Clubes.
Saudações azuis.

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home