quinta-feira, julho 30, 2020

A equipa do Belenenses!


Este é o momento em que os adeptos sonham, os jornalistas inventam, os empresários especulam e os cartilheiros fazem o frete aos patrões. Eu sou um simples adepto. E começo hoje a sonhar com uma equipa à altura do Belenenses. Não vou desvalorizar ninguém, pelo contrário, aproveito para agradecer mais uma vez o esforço de todo o plantel, um esforço realizado em condições desfavoráveis, a jogar sempre fora do Restelo, com os adeptos divididos e face à animosidade da crítica. Uma realidade que nunca foi usada como desculpa ou justificação. Mais um ponto a favor.

Olhemos então o futuro. E assim, partindo do princípio que Petit saberá bem as linhas com que se vai cozer na próxima época, deixo aqui umas dicas:
  1. Não convém ir buscar defesas ao Famalicão uma vez que foi uma das equipas que mais golos sofreu. Eu bem sei que é ao sistema de jogo, muito ofensivo, que cabem as maiores responsabilidades no sucedido, mas nunca fiando.
  2. Pela mesma ordem de razões não convém ir buscar avançados ao Vitória de Setúbal. Mas quanto aos defesas/medios a conversa já é outra. Alguns até marcam golos. Pirri, por exemplo.
  3. No Desportivo das Aves os melhores jogadores já se foram embora. Mas mesmo com eles também desceriam. Agora é verdade que os sub 23 foram sempre apurados para as respectivas fases finais. Coisa que nós nunca fomos.
  4. Por fim e para acabar este preâmbulo não acho boa política ir buscar reforços às equipas que desceram. Entre o Barcelona e o Aves há muito clube pelo meio.

Concretizando, precisamos de um central com o nível do Ricardo Ferreira que se não tiver mais problemas físicos deve ser o patrão da defesa. Uma palavra sobre o Chima Akas, um central esquerdino, excepcional no jogo aéreo e que muita falta nos fez na parte final deste campeonato. Outra palavra para Luís Silva, que talvez merecesse uma oportunidade. Central esquerdino, faz a lateral, e tem uma qualidade que aprecio num defesa – o faro do golo.

Linha média – precisamos de um armador de jogo acima da média. Daqueles que sabem ter a bola ou soltá-la com a propósito, sem erros e sem enervar os adeptos. Como todos sabemos um dos factores que mais pesa na ineficácia atacante é a falta de jogadores criativos a meio campo. Sei que não é uma aquisição fácil mas hoje em dia em que é tudo emprestado é uma questão de abrir os cordões á bolsa. E pagar um bom ordenado. Se querem um exemplo o Santa Clara teve no meio campo o seu ponto forte e baseou aí a sua boa campanha. Lincoln, um brasileiro esquerdino, deu nas vistas.

Ataque – temos alguns bons jogadores sem dúvida mas onde o físico já não acompanha a técnica. E as prestações acabam por ser irregulares. E temos também alguns jovens ainda muito verdes. Cassierra será o que está mais próximo da titularidade. Entretanto precisamos de um goleador na plenitude dos seus recursos e também de um extremo rápido e forte no um contra um. Reforços indispensáveis para marcarmos o dobro dos golos.

Saudações azuis


Nota: Um dos jogadores que mais apreciei nesta fase final do campeonato chama-se Oleg Reabciuk, moldavo, é defesa esquerdo, tem 22 anos, joga no Paços de Ferreira mas em 2015 alinhava nos juniores do Belenenses. Dá que pensar.

Sem comentários: