domingo, junho 24, 2018

A vida paralela!


Há uma altura em que já não percebemos o que nos está a acontecer e tentamos uma vida paralela. Uma vida contra natura! Esquecemos que a natureza tem regras inflexíveis e que pouco se importa com a vaidade dos homens.

Vem isto a propósito da tentativa encetada pela actual direcção do Belenenses para comprar os direitos desportivos de um clube de Portalegre (!) tendo em vista disputar o campeonato de Portugal. Tentativa que a Federação Portuguesa de Futebol naturalmente chumbou. Foi o que li num jornal. É o típico projecto de quem chegou ao fim da linha e ensaia a fuga em frente. Uma ilusão perigosa.

Para que não nos enganemos uns aos outros é preciso reter o seguinte: - Da história do Belenenses há-de sempre fazer parte aquela assembleia em que vendemos a maioria da SAD a um terceiro, isto depois de um longo calvário em quem fomos hipotecando tudo inclusivé a possibilidade de inscrevermos a equipa de futebol na divisão onde estávamos! Ou seja tínhamos estádio, tínhamos direcção, modalidades, planos de urbanização, hipotéticas bombas de gasolina, salas de jogos, salas de pasto, mas não tínhamos o essencial que era a licença para jogarmos à bola!

Nessa altura até podia fazer sentido recomeçar de novo, descer aos distritais, reformular o clube, só que ninguém quis. Portanto não é agora com a equipa relativamente estabilizada na primeira Liga que vamos enveredar por uma aventura sem lógica nem futuro. E que a Federação não vai consentir porque problemas já ela tem de sobra para resolver. Melhor seria reconhecer que esta direcção não tem capacidade para recomprar a posição que vendeu na SAD, única via que me parece legítima para emendar os erros do passado. Fazer guerras e guerrinhas onde a fome se junta à vontade de comer é o pior que podia ao acontecer ao Belenenses.

E por falar em fome também me parece que a SAD já esgotou o seu capital de esperança pois não é admissível estabelecer como meta num clube com o ADN do Belenenses a mera manutenção ou mesmo a primeira metade da tabela. O número de sócios a minguar e as assistências miseráveis são a maior prova do que afirmo. Ou a SAD acha mesmo que está no bom caminho?! É que aqui também tem que haver respeito pelo bom passado e pela boa memória do Clube. Não vale só fazer comparações com o mau passado e a má memória. Tenho dito.

Viva o Belenenses!

Sem comentários: