segunda-feira, junho 25, 2018

A minha sessão de esclarecimento


Acreditamos que temos proposta extraordinária para garantir a sustentabilidade do clube nas próximas décadas...”. Esta foi uma frase do actual presidente da Direcção numa sessão de esclarecimento onde se dava conta da alienação do direito de superfície de uma parcela do estádio do Restelo.

A parcela em questão é a denominada 'parcela cinco' que será alienada por cinquenta anos para ali edificar supermercados, lojas, etc. Também foi dito que este 'projecto de requalificação do complexo desportivo' estará patente para que os sócios o vejam e digam depois de sua justiça em futura assembleia geral.

Pois muito bem, e atendendo a que se trata da constituição de um direito de superfície por um prazo tão dilatado (50 anos) podemos concluir que quer a direcção que propõe quer os potenciais votantes estão pura e simplesmente a tomar uma decisão que não pode ser revertida nas suas vidas. A não ser que estejam a contar com uma esperança de vida anormal. Por este lado vejo este negócio com muitas reticências.

Mas o mais importante e ao mesmo tempo o mais curioso é que a frase que destaquei no início desta crónica já foi dita várias vezes por vários presidentes, ao longo de vários anos e com a mesma justificação – garantir a sustentabilidade do clube por várias décadas! Sirva de exemplo entre todos o Bingo que acabou por acentuar ainda mais a nossa decadência. Isto não tem nada a ver com o negócio do Bingo, que até rendeu bom dinheiro durante um certo tempo, mas tem a ver com a filosofia errada dos dirigentes que vamos (erradamente) elegendo.

Como tenho tantas vezes repetido só os burros é que não aprendem com os erros e não perceber que o único investimento que poderia dar sustentabilidade ao Clube por muitas décadas é o futebol só pode ser um sinal de burrice. Continuar a pensar que será através de rendas e outras actividades fora do futebol que o Belenenses se pode reerguer... isso é mais do que uma miragem. O Belenenses só se há-de reerguer quando apostar tudo no futebol. E para isso têm que apostar todos no futebol. Sócios, adeptos, Direcção e SAD. Já viram quantos somos actualmente?! Cinco mil?! E pagantes, quantos?! Dois mil?!


Saudações azuis


Nota: Vamos a ver se esta parcela não vai ser mais um pretexto para despejar a SAD do seu local de trabalho! Não digo que seja intencional mas pela imagem... Ora bem num cenário de equipa de futebol a jogar fora do Restelo e a SAD impedida de ali trabalhar então o melhor é haver eleições para que surjam alternativas que ponham os interesses do Belenenses acima de tudo. Inclusive de planos de requalificação. E a CML em vez de andar a viabilizar mais cimento armado na zona histórica deveria era pagar uma renda ao Belenenses para manter o estádio do Restelo de acordo com o plano original. E não estou a ver o filme ao contrário. Essa é a única renda que faz sentido e que a Direcção do Clube deveria (há muito) reivindicar.

Sem comentários: