segunda-feira, novembro 16, 2020

Futebol parado!

 

Esta história das selecções, incontáveis, de todas as idades, de género(!), que fazem parar o futebol e levam a maioria dos clubes à falência, começa a tornar-se uma praga. No caso português alimenta os aviários dos 'grandes', o mercado infantil de transferências, os cofres da federação e o 'patriotismo nacional'. O patriotismo vai entre aspas porque não vejo onde esteja a glória ou exaltação de ter uma selecção de emigrantes! Já abdicámos de pertencer ao primeiro mundo? De ter um campeonato competitivo e credível que possa reter os bons jogadores que produzimos?

Neste ponto lembro-me sempre do que acontecia na Europa comunista de antigamente: - se produziam frangos os melhores eram para exportação. O refugo era para consumo interno. É disto que gostam?*


Duas notas para o Belenenses : - a equipa B venceu o Fabril (1-0) e na liga revelação vencemos o Cova da Piedade (5-2). A gestão do plantel de forma integrada é fundamental para dar minutos aos jogadores e ao mesmo tempo alcançar vitórias que é sempre a melhor parte do treino de qualquer atleta. É aquela que lhe dá confiança e auto estima.


Saudações azuis


* Esta overdose de selecções e provas internacionais é em grande parte da responsabilidade da UEFA e FIFA. Mas não nos podemos esquecer que Portugal integra aquelas duas organizações e tem direito de voto. O problema é que os nossos dirigentes são grandes entusiastas do modelo actual. Quanto mais provas internacionais mais hipóteses de medalhas ao pescoço e melhor propaganda para o regime político vigente. O resto pouco interessa. E volto a lembrar-me da antiga Europa de leste.

Sem comentários: