segunda-feira, dezembro 16, 2019

O Belenenses, o 'projecto', e um jogo que não podíamos perder!


Uma imagem vale por mil palavras. E serve também para explicar uma série de erros e decisões que começaram no início da época e tardam em ser corrigidas. E não é o caso de passar de bestial a besta! O jogo com o Porto é enganador. Como são sempre os jogos contra equipas de outro campeonato. Aí, Pedro Ribeiro arriscou muito quando recuou demasiado cedo no terreno. Nessa altura teve sorte e um guarda-redes á altura. Desta vez, reduzidos a dez, ninguém podia falhar.

Os erros de Rui Pedro Soares já aqui os denunciei. Uma deplorável preparação da época com os resultados que se conhecem. A que podemos acrescentar alguns pontos perdidos por causa do diferendo com o Lille, diferendo que terá levado à ausência de Koffi, verdadeiro Pai Natal desta equipa. E para quem gosta de estatísticas os onze golos marcados em quatorze jogos são um número incontornável e preocupante.

Pedro Ribeiro conseguiu dar outra verticalidade ao nosso futebol, e esse elogio mantém-se. Mas nas substituições é um desastre. Seja no timing, seja porque não existem substitutos á altura, a verdade é que não me lembro de um recém entrado ter dado a volta ao jogo! Pode ter acontecido, mas não me lembro. E tem que proibir os jogadores de agarrarem os adversários perto da nossa área. O único jogador que pode usar as mãos com o jogo em andamento é o guarda-redes. Regra básica.

De qualquer modo e voltando a Rui Pedro Soares, eu entendi as contratações de Silvestre Varela e Marco Matias como um expediente para tentar remendar algo que não correu bem no defeso. E é nesse contexto que continuo a encarar o assunto. Varela é útil nalguns jogos para segurar a bola e o jogo mas quando se trata de objectividade, dar velocidade à transição, por forma a atingir o adversário e marcar... nunca foi o seu estilo. E também já não tem idade para ser o 'ciclista' de antigamente.
Quanto a Marco Matias continuo á espera de ver alguma coisa que me convença. Mas já não temos muito tempo.

Sem papas na língua, até porque o que está em causa pode ser a descida de divisão, que é o equivalente ao fim deste projecto, o Belenenses precisa de reforçar a equipa com dois ou três jogadores que façam a diferença. O ideal seria um por cada sector. E precisa de Koffi na baliza.

Saudações azuis

Lembrete:- No dia 5 de Janeiro recebemos um Braga ferido e queixoso com as arbitragens. Para bom entendedor...

Sem comentários: