sábado, outubro 16, 2021

O Berço, antes e depois!

 

Antes do Berço era urgente esclarecer os adeptos do Belenenses sobre os comentários produzidos durante a transmissão do jogo para a Taça de Portugal entre uma equipa do CF 'Os Belenenses' e o Sporting! Esclarecimento que só pode ser feito pela SAD.


Toda a gente ouviu, já que a transmissão foi na TVI, que aquela equipa do Clube de Futebol 'Os Belenenses', que milita actualmente no Campeonato de Portugal, vai regressar ao convivio dos grandes, ou seja, à primeira Liga! Assim mesmo, como se fosse um facto consumado! Como se a SAD do Belenenses não existisse! Como se o Belenenses não tivesse uma equipa profissional a disputar a primeira Liga! Como se o tribunal já tivesse decidido contra a SAD e a favor do Clube!

Ora isto é o contrário do que a lei em vigor determina a não ser que haja alguma coisa que nos escapa! Aguardemos pelos necessários esclarecimentos.


Passemos então ao Berço. Sabemos que os jogos da Taça são sempre difíceis e ainda se tornam mais difíceis na condição de forasteiros. Por isso uma vitória é sempre uma vitória e com ela adquirimos o passaporte para estarmos presentes no próximo sorteio.

Quanto ao jogo, não vi, não vou comentar, mas pelo andamento do marcador, pela necessidade do prolongamento, e pelo golo obtido no fim do mesmo, não terá sido uma exibição entusiasmante.


Seja como for depois do Berço não há outra alternativa senão ganhar forças e crescer. Temos mesmo que crescer.


Saudações azuis


Adenda:


Para que conste, o silêncio da SAD já foi bastante incomodativo na altura do sorteio desta eliminatória da Taça de Portugal. Acho que para além do comentário que fiz neste espaço não vi mais ninguém importar-se (publicamente) com o assunto!


O que é grave e começa a lançar a dúvida nos adeptos que desde a primeira hora têm apoiado a equipa profissional do Belenenses. Um apoio que, sem desprimor para ninguém, tem na base a lei que regula as sociedades anónimas desportivas. E a lei diz claramente que o Clube não pode, enquanto a actual existir, constituir outra SAD para o futebol profissional.


E tem sido esse o entendimento judicial como se constata pela sentença do Tribunal de Primeira Instância que julgou a questão de fundo. O recurso para a Relação, cuja sentença aguardamos, incide apenas sobre a matéria jurídica e nesse sentido o mais provável é que venha a confirmar a decisão da primeira instância.


É por tudo isto que não se entende, quer a postura da Federação Portuguesa de Futebol, quer o silêncio da SAD.


Sem comentários: