quinta-feira, setembro 01, 2016

Foi melhor assim

Vendo bem as coisas foi melhor assim. Não há novidades, o plantel azul já estava práticamente formado, parece ter algum equilíbrio, tem juventude, sinónimo, espero eu, de ambição, e a verdade nua e crua é aquela que tenho descrito nos meus postais: - não há dinheiro para investir, anda tudo a falar em milhões mas o nosso futebol, tal como o país, vive a crédito, ou seja, vive a pedir emprestado! Além de que as vendas estão cada vez mais difíceis e pelos valores inflacionados que se pedem, nem pensar. Que o digam Benfica e Porto que precisavam de vender como de pão para a boca!
Duas excepções à regra confirmam a regra: - os ‘produtos’ valorizados, ano após ano, por Jorge Jesus e que este ano tiveram a ajuda da selecção nacional! E o Salvador de Braga que conseguiu enganar o Benfica com um negócio da China! Com efeito, dezasseis milhões, pelo menos, mais três jogadores de borla, por um jogador que o Benfica não precisa… é obra!


Mas voltemos ao Belenenses e a uma análise mais fina: - faltava um guarda-redes e lá se conseguiu o empréstimo; faltava um avançado e regressou o Betinho, que ainda é novo e não se percebe porque é que não rende mais atendendo a que dispõe de condições técnicas para isso!
Talvez falte mais um extremo, jogador rápido e que saiba driblar junto às linhas! Temos apenas o Gerso e o Sturgeon, o que é curto. O meio campo, se formos a ver até nem está mal. Temos três médios defensivos, Palhinha, Rosel e Luís Silva; três médios ofensivos, o experiente Vítor Gomes, o André Sousa e o jovem Bernardo; e ainda temos dois jogadores que não precisam de apresentação, caso estejam em boas condições físicas - Yebda e Carlos Martins. Parece-me suficiente.
Quanto à defesa, e tal como mandam as normas, existem dois jogadores para cada lugar e a minha única dúvida reside, como já escrevi, na quadra de centrais, se ela é suficiente, atendendo às inúmeras lesões (e castigos) que normalmente nos afectam.*
Falta falar do ataque, até agora bastante improdutivo mas que só pode melhorar. Temos então três avançados posicionais – Tiago Caeiro, Andric e Betinho – e um ponta de lança rápido – Abel Camará. Além disso temos o Miguel Rosa, avançado móvel ou segundo avançado que até está em forma! Vamos marcar golos concerteza.
É este o plantel do Belenenses e sendo assim não há melhor plantel no mundo!


Saudações azuis



Nota: Contei 26 jogadores incluindo os três guarda-redes e mais oito defesas.

* Bem entendido há sempre o recurso a jogadores polivalentes que existam no plantel e que possam em caso de necessidade jogar no eixo da defesa. Palhinha?! Rosell?! Florient?! O treinador é que sabe.

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home